O evento será ministrado pelo professor convidado Vander Alves, da Universidade de Brasília (UnB)

O Centro de Informática (CIn) da UFPE recebe no dia 13 de março (quarta-feira), às 15h, o professor Vander Alves, da Universidade de Brasília (UnB), para realização de seminário com tema “Automatic and Verified Evolution-aware Product-Line Analyses” (Análises de linha de produtos automáticas e verificadas com reconhecimento de evolução). A proposta da palestra surge através da visita do professor ao CIn-UFPE, que acontecerá entre os dias 11 e 15 de março. O seminário terá transmissão ao vivo pelo canal oficial do youtube.

Sobre a palestra: Uma análise de linha de produtos de software avalia uma determinada propriedade de artefatos e produtos de uma linha de produtos. Essas análises foram desenvolvidas principalmente manualmente e por análise. No entanto, isto é ao mesmo tempo propenso a erros e trabalhoso, especialmente considerando a verificação formal – mas estas análises partilham um ponto em comum inexplorado. Além disso, como qualquer sistema de software, as linhas de produtos de software evoluem. Isto significa que, dependendo do cenário de evolução, os cálculos para partes não afetadas do software são refeitos obtendo-se os mesmos resultados parciais. Para abordar essas questões, nesta palestra relatamos o trabalho em andamento na elaboração de um método para realizar análises incrementais da linha de produtos, no qual os resultados da análise e os artefatos são reutilizados sempre que possível ao longo do histórico de evolução da linha de produtos. Dada uma análise inicial não consciente da variabilidade especificada na linguagem funcional PCF+, o método primeiro aplica regras de reescrita nesta análise para elevá-la automaticamente para uma contraparte consciente da variabilidade. A análise resultante também é automaticamente transformada em uma análise consciente da evolução, empregando memorização para aproveitar esforços de análise anteriores, armazenando etapas intermediárias de análise. Também relatamos resultados iniciais sobre uma especificação formal do método, estabelecendo sua solidez através de verificação mecanizada no assistente de prova Coq, e sobre sua complexidade prática em diferentes análises.

Sobre a palestra: A software product-line analysis assesses a given property of artifacts and products of a product line. These analyses have mostly been developed manually and per analysis. However, this is both error-prone and laborious, especially considering formal verification–yet these analyses share an untapped commonality. Additionally, as any software system, software product lines evolve. Still, most state-of-the-art product-line analysis techniques do not consider this fact and perform analysis from scratch in each evolution step. This means that, depending on the evolution scenario, computations for unaffected parts of the software are redone obtaining the same partial results. This wastes computational resources, which is especially problematic since these analyses are often time-consuming, e.g., given the challenge of coping with the state explosion problem in model checking compounded with the variability inherent to product lines. To address these issues, in this talk, we report ongoing work on devising a method to perform incremental product-line analysis, in which analysis results and artifacts are reused whenever possible across the evolution history of the product line. Given an initial non-variability-aware analysis specified in the PCF+ functional language, the method first applies rewrite rules on this analysis to automatically lift it into a variability-aware counterpart. The resulting analysis is then also automatically lifted into an evolution-aware analysis by employing memoization to leverage previous analysis efforts, storing intermediate analysis steps. We also report early results on a formal specification of the method, establishing its soundness through mechanized verification in the proof assistant Coq, and on its practical complexity in different analyses.

Sobre o palestrante: Vander Alves é Professor Associado do Departamento de Ciência da Computação da Universidade de Brasília (CIC) e possui mestrado e doutorado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Foi CAPES/Humboldt Experienced Research Fellow na Universidade de Passau, na Alemanha. Trabalhou como pesquisador pós-doutor no Fraunhofer Institute for Experimental Software Engineering e na Lancaster University, na Inglaterra, nas áreas de: Linha de Produtos de Software, Desenvolvimento de Software Orientado a Aspectos e a Modelos, Ambient Assited Living, e Smart Homes. Anteriormente, trabalhou no IBM Silicon Valley Laboratory em San Jose, Califórnia (EUA), na implementação da linha de produtos Information Integration, e é co-autor de uma patente licenciada nos EUA. Ele se interessa por Linha de Produtos de Software e Verificação Formal de Software. Atualmente, é bolsista de produtividade em Pesquisa (PQ-2) do CNPq.