O Centro de Informática oferece os cursos de graduação em Ciência da Computação, Engenharia da Computação e Sistemas de Informação. Conheça um pouco sobre cada um dos cursos:

Graduação em Ciência da Computação

O Curso de Graduação em Ciência da Computação tem como objetivo proporcionar uma ampla formação aos seus alunos, preparando-os para acompanhar a evolução das diversas áreas da informática. Os profissionais que atuam nesta área são habilitados a desenvolver sistemas de softwares e hardwares utilizando metodologias e técnicas avançadas. Uma das metas é fornecer conhecimentos básicos bem fundamentados, preparando os estudantes tanto para o mercado de trabalho, com particular incentivo ao empreendedorismo, quanto para a carreira acadêmica, destacando-se em pesquisas inovadoras e desenvolvimento.

Graduação em Engenharia da Computação

O curso de graduação em Engenharia da Computação capacita os estudantes a elaborarem sistemas que envolvam o uso do computador em conjunto com sistemas de controle, comunicações ou hardware. A formação profissional é mais voltada para atuar com hardware cujas funcionalidades são determinadas e controladas por sistemas de computação. A Engenharia da Computação é um curso que utiliza ciência e tecnologia para projeto, construção, implementação e manutenção de componentes de software e hardware de modernos sistemas de computação e equipamentos controlados por computadores.

Graduação em Sistemas de Informação

O curso de graduação em Sistemas de Informação tem como objetivo fornecer uma formação sólida em Administração e Computação. Além de uma ampla formação em áreas relacionadas a Sistemas de Informação com ênfase na gestão das organizações e estudos humanísticos. Dessa forma, o curso não possui um enfoque exclusivamente técnico, ele oferece ao aluno uma visão abrangente do ambiente organizacional e da sociedade com competências e habilidades para o profissional compreender as necessidades de um mundo em constante mudança.

A participação dos estudantes no Centro não se restringe à sala de aula. Há diversas atividades e grupos que os alunos podem participar para ampliar a experiência e enriquecer a formação universitária. São oportunidades em grupos de pesquisa nas mais diversas áreas, grupo de robótica, grupo de competição de programação, formação complementar em empreendedorismo, grupos de atividades de extensão para a comunidade interna e externa, empresa júnior e muito mais.


Pesquisa, Mercado e Empreendedorismo

Para quem se interessa pela área acadêmica, o incentivo à pesquisa é bastante presente no CIn-UFPE desde a graduação, através de bolsas de iniciação científica. Há também o incentivo ao ensino, com monitorias realizadas em quase todas as disciplinas. Além disso, há oportunidades de pesquisas em projetos locais, nacionais e internacionais, através de parcerias com diversas instituições, possibilitando a experiência científica.

Ainda, há a possibilidade de estagiar no próprio Centro, através de projetos em parceria com grandes empresas nacionais e multinacionais de tecnologia que estão presentes no CIn. Uma ótima oportunidade de colocar em prática seus conhecimentos e se preparar para o mercado de trabalho.

Do mesmo modo, o empreendedorismo é estimulado através de disciplinas ministradas durante o curso. O Centro também desenvolve diversas ações, como programas de incentivo e formação em empreendedorismo, além de inúmeros workshops, palestras e discussões sobre o futuro e a inovação no Pitch, espaço de conexões empreendedoras criado em parceria com o Porto Digital.

Conheça mais sobre as ações de incentivo ao empreendedorismo do CIn-UFPE.


Parcerias Internacionais

Os cursos de graduação do CIn permitem ainda o investimento no futuro profissional internacional através dos convênios com outros países, possibilitando a realização de intercâmbio com universidades na Inglaterra, França, Alemanha e Portugal, entre outras.


Flexibilidade

Para possibilitar a formação de profissionais nas mais diversas áreas capazes de absorver novos conceitos e tecnologias, os cursos do CIn-UFPE oferecem ao aluno a oportunidade de direcionar sua capacitação profissional de acordo com o perfil de carreira que escolher seguir.


Ensino

O ensino dos cursos de graduação do CIn-UFPE destaca-se pela flexibilização curricular, com poucas disciplinas obrigatórias e as demais eletivas, sendo possível uma formação diversificada através de perfis acadêmico, focado no mercado ou de inovação e empreendedorismo. A graduação do Centro é avaliada anualmente com nota máxima pelo Guia do Estudante pela editora Abril, um dos critérios usados para esta avaliação é a formação do corpo docente, com mais de 90 professores com doutorado e com dedicação exclusiva as atividades do CIn-UFPE.

O Centro conta com a Coordenação de Ensino com o objetivo de cuidar especificamente da experiência de ensino dos alunos, através da Gerência de Assuntos Educacionais, setor que apoia a referida Coordenação bem como dá suporte às coordenações dos cursos de graduação e pós-graduação do CIn. O apoio oferecido pela Gerência de Assuntos Educacionais se dá nos pilares de ensino, pesquisa e extensão por meio de estudos e assessoramento pedagógico e regulamentar.

Diante do cenário de intensas transformações e de crescente demanda pela área de tecnologia de informação, é de suma importância que os cursos do Centro de Informática estejam em constante avaliação para garantir sintonia com as demandas pedagógicas e mercadológicas desta área de conhecimento. A Coordenação de Ensino é uma instância que pode, a partir de conhecimentos técnicos e da interação com os grupos de interesse (discentes, docentes, comunidades), auxiliar nesse processo de dinâmica dos cursos e das práticas educacionais. De forma direta atuando nos currículos dos cursos e de forma indireta subsidiando com informações para tomada de decisão.

Confira os Projetos Pedagógicos dos cursos.

Gerência de Assuntos Educacionais do Centro de Informática (CIn) da UFPE

Fone: + 55 81 2126-8430 r:4753

email: gerensino@cin.ufpe.br

Ingresso

A Universidade Federal de Pernambuco aderiu ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) em 2014. Desta forma, a partir de 2015, para ingressar na graduação dos cursos do CIn-UFPE, o candidato deverá utilizar a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Há também a possibilidade de ingresso extravestibular, que é realizado pela Pró-Reitoria de Graduação – Prograd. Os interessados devem procurar informações no site da pró-reitoria para saber como se dá o processo seletivo.