Os projetos Sistema de Combate à Desinformação e Auditoria de Funcionamento das Urnas Eletrônicas com uso de IA e Robótica conquistaram quatro troféus

Na quinta-feira, 16 de maio de 2024, dois projetos desenvolvidos pelo Centro de Informática (CIn) da UFPE, sob responsabilidade dos professores Alexandre Mota e Sérgio Soares e em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), foram premiados no I Prêmio de Inovação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O Centro recebeu quatro prêmios, sendo dois primeiros lugares e dois segundos lugares. Os finalistas de cada categoria foram escolhidos por comissões avaliadoras e os vencedores foram selecionados a partir de votação realizada entre os servidores e colaboradores da Justiça Eleitoral.

O projeto Sistema de Combate à Desinformação (SCDE) ficou em primeiro lugar nas categorias de Comunicação e Combate à Desinformação e de Soluções de TI, Gestão e Proteção de Dados; e em segundo lugar na categoria Transparência e Fortalecimento da Imagem da Justiça Eleitoral. O CIn também levou o segundo lugar na categoria Soluções de TI, Gestão e Proteção de Dados com o projeto Auditoria de Funcionamento das Urnas Eletrônicas nas Eleições com Uso de Inteligência Artificial e Robótica.

Durante os processos eleitorais, a quantidade de informação acessível é imensa, incentivada especialmente pelo uso de smartphones e redes sociais. Nesse contexto, muitos dos conteúdos que circulam nesses meios são de fontes duvidosas e podem gerar um cenário de desinformação populacional, incentivando a propagação de discursos de ódio e fake news. Esse tem se mostrado um dos maiores desafios que a Justiça Eleitoral enfrenta, uma vez que a desinformação pode criar, entre outros problemas, instabilidade quanto ao processo eleitoral. Dessa forma, o CIn-UFPE uniu-se ao TRE-PE através do projeto SCDE para combater a desinformação e reduzir prejuízos, monitorando as redes sociais e identificando postagens que precisam ser esclarecidas, utilizando técnicas de Inteligência Artificial.

E, para assegurar ainda mais a confiabilidade das urnas eletrônicas durante as votações, bem como diminuir custos no processo de auditoria, o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco fez parceria com o projeto de Residência em Robótica e Inteligência Artificial do CIn-UFPE/Softex. O resultado principal desta parceria foi a Automação da Auditoria de Funcionamento das Urnas Eletrônicas, que criou um processo de auditoria com leitura de cédulas por OCR e o voto automático através de braço robótico. Este processo, que ocorre paralelamente às eleições, é periodicamente usado pelo TRE-PE a fim de atestar que a confiabilidade do sistema das urnas e seu funcionamento físico estejam de acordo com os requisitos. Só que a partir de agora pode ser realizado com um robô inteligente, aumentando a confiabilidade e diminuindo custos de operação. E além do resultado principal, o projeto da residência também desenvolveu diversas soluções de voto assistivo, como, por exemplo, o voto através dos olhos do eleitor.

A conquista dos prêmios reafirma o comprometimento do Centro de Informática da UFPE com a sociedade, impulsionando o desenvolvimento de inovação em produtos e serviços através de programas de formação, pesquisa e criação de soluções tecnológicas para o cotidiano de pessoas e empresas.

Sobre a premiação – Promovido pelo TSE, o Prêmio de Inovação Eleitoral é um reconhecimento a projetos e ações desenvolvidos na Justiça Eleitoral que tenham contribuído para a melhoria das atividades funcionais e do atendimento prestado à sociedade. Ao todo, a primeira edição do prêmio contou com a participação de 400 inscritos de 26 TREs e do TSE.