Ruy de Queiroz, professor titular do Centro de Informática (CIn) da UFPE, foi convidado pela terceira vez consecutiva para  integrar o Comitê de Premiação da Medalha John Von Neumann 2022, do Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE). O docente ocupou o posto durante as edições da premiação de 2020 e também a deste ano. 

O comitê é composto por um chair e mais nove membros, são eles: Eva Tardos (Cornell University) (Chair); Frans Kaashoek (MIT); Andrew Blake (University of Cambridge); Soumen Chakrabarti (IIT Bombay); Cynthia Dwork (Harvard University and Microsoft Research); Mary Hall (University of Utah); Mark D. Hill (University of Wisconsin-Madison); Gerhard Weikum (Max Planck Institute for Informatics), além de Ruy, professor do CIn.

Estabelecida pelo IEEE em 1990, a premiação da Medalha John Von Neumann está entre as maiores honrarias que o IEEE concede aos membros da comunidade de engenheiros e é entregue a uma pessoa ou a um grupo de até três pessoas pelas suas excelentes realizações relacionadas à Ciência da Computação e tecnologia. As áreas de assunto cobrem arquitetura de computador, tecnologias básicas, sistemas, linguagens, algoritmos e protocolos e domínios de aplicação.

Como integrante do comitê, Ruy está em uma posição onde pode realizar uma contribuição maior para o IEEE e atuar na escolha dos ganhadores das medalhas. Segundo as diretrizes estabelecidas pelo evento, os critérios de avaliação utilizado pelo Comitê incluem: contribuições verdadeiramente notáveis em hardware de computador, software ou arte de sistemas; trabalho citado na forma de publicações, patentes, produtos ou simplesmente reconhecimento geral pela profissão de que o citado é o autor convencionado; e qualidade da nomeação.

Sobre Ruy de Queiroz: O professor do Centro possui mestrado em Ciência da Computação no CIn-UFPE e doutorado pelo Imperial College, em Londres, no Reino Unido. Ao longo de sua trajetória acadêmica e profissional, ele ofereceu uma reformulação da teoria dos tipos de Martin-Lof baseada numa nova leitura do conceito ‘significado é uso’ de Wittgenstein. Além disso, o pesquisador também trabalha desde a década de 1990 junto com D. Gabbay em um programa de fornecimento de uma consideração geral da interpretação funcional da lógica clássica e não-clássica por meio da noção de dedução natural. Novas interpretações do quantificador universal e a noção de igualdade proposicional são apresentadas como resultados do programa. Desde o início dos anos 2000, o docente centra seus esforços na investigação em parceria com a professora do CIn Anjolina de Oliveira, sobre uma perspectiva geométrica da dedução natural apoiada numa consideração baseada em grafos da dedução natural simétrica de Kneale.

Comentários desativados

Sobre este site

Portal institucional do Centro de Informática – UFPE

Encontre-nos

Endereço
Av. Jornalista Aníbal Fernandes, s/n – Cidade Universitária.
Recife-PE – Brasil
CEP: 50.740-560

Horário
Segunda–Sexta: 8:00–18:00