O aluno de doutorado do Centro de Informática (CIn) da UFPE, Cleyton Rodrigues, teve o artigo "LSVF: LEAST SUGGESTED VALUE FIRST – A New Search Heuristic To Reduce The Amount Of Backtracking Calls In CSP" aceito no International Conference on Agents and Artificial Intelligence (ICAART 2010). O evento acontecerá em Valência, Espanha, em janeiro de 2010. O artigo tem como co-autores o aluno de mestrado do CIn Eric Rommel e os ex-alunos de mestrado do centro Ryan Azevedo e Marcos Aurélio, na época, sob orientação dos professores Fred Freitas e Jacques Robin, respectivamente.

O trabalho propõe um novo pré-processamento de busca heurística para reduzir a quantidade de chamadas de retrocesso, ou seja, o Valor Menos Sugerido Primeiro (LSVF). LSVF surge como uma solução prática, sempre que a Heurística de LCV (Valor Menos Restrito) não pode ser aplicada.

Sobre a conferência – O International Conference on Agents and Artificial Intelligence (ICAART 2010) é uma conferência voltada para os mais recentes avanços teóricos e práticos no campo da Inteligência Artificial (IA), com foco em programação Multi-Agente, incluindo tantos temas tradicionais da IA, como Representação do Conhecimento, Planejamento, Aprendizagem, como também, áreas mais novas, como Aplicações Web.