Em 2018, o CIn Innovation Expo chega a sua quarta edição. Este ano, a já tradicional feira de inovação do Centro de Informática (CIn) da UFPE conta com a demonstração de 21 projetos nas mais diversas áreas, como saúde, robótica, sustentabilidade, meio-ambiente, agricultura, segurança, entretenimento e outras. O evento acontece no dia 13 de dezembro, das 9h às 13h e das 14h às 18h, no Bloco E do CIn-UFPE.

Os projetos expostos foram desenvolvidos por alunos do Centro, sendo 9 na área de Sistemas Embarcados, 5 desenvolvidos na disciplina Projetão e 7 desenvolvidos no programa Apple Developer Academy. O RobôCIn, grupo de robótica do Centro, também estará presente fazendo a demonstração de seus robôs. 

Estudantes, empresários, pessoas do mercado de tecnologia ou quaisquer interessados em conhecer e experimentar os projetos tecnológicos expostos estão convidados a visitar a Mostra.

Sistemas Embarcados

GROOT: é um sistema de monitoramento e análise do solo para agricultura de precisão voltado especificamente para a agricultura familiar. Capaz de coletar os dados do solo em tempo real, o GROOT realiza uma análise dessas informações e sugere correções para o solo com o intuito de aumentar a produtividade, reduzindo também os custos e o tempo gasto nesse processo.
Contato:
Ladson Gomes Silva – lgs3@cin.ufpe.br

RobôCIn: O RobôCIn é uma equipe de robótica criada por alunos, com intuito de formar pessoas em robótica. Com apenas 3 anos a equipe possui 25 membros divididos em 4 categorias diferentes que envolvem robôs inteligentes. Além de gerar aprendizado com os desafios técnicos de eletrônica, computação e mecânica, a equipe trabalha a formação dos membros no campo pessoal e profissional, incentivando sempre o auto-gerenciamento dos alunos.
Contato: 
robocin@cin.ufpe.br

SOLARIA: Sistema de fornecimento de energia para dispositivos móveis através de uma estação de captação de energia solar com recursos de posicionamento dinâmico e monitoramento on-line da geração de energia
Contato:
Victor Gomes Cardoso – vgc2@cin.ufpe.br

AUTECLA: O Transtorno do Espectro Autista é um conjunto de distúrbios de comunicação e interação social que afeta 1 em 45 pessoas no mundo. Para auxiliá-las, o sistema AuTecla foi projetado com a intenção de auxiliar no contato entre pais e médicos, além de registrar as atividades terapêuticas da criança, permitindo o acompanhamento remoto do médico e a adaptação.
Contato:
Laís Bandeira Miranda da Silva – lbms@cin.ufpe.br

NOMU: O projeto visa o monitoramento da qualidade da água, disponibilizando informações como pH, condutividade elétrica, turbidez, entre outros. Essa informação poderá ser acessada tanto pelo usuário da água, quanto pela comunidade e/ou por órgãos que poderão utilizar dessa informação para melhorar a qualidade dessas águas, caso seja necessário.
Contato:
Gabriel Souza Marques – gsm3@cin.ufpe.br

Curupira: Visando reduzir as perdas causadas pelos incêndios através de um tempo de combate menor, o sistema busca identificar as condições da área em tempo real usando WSN (Wireless Sensor Networks) e determinar o risco de incêndio por meio do método FWI (Fire Weather Index) nas áreas monitoradas. O sistema consistirá em uma rede escalável de sensores remotos sustentáveis energeticamente, compactos e precisos, conectados entre si estabelecendo uma rápida conexão com a central e informando-a sobre as condições do ambiente.
Contato:
Matheus Deodato de Oliveira – mdo2@cin.ufpe.br

ComCar: O Comcar é uma solução de sistema de comunicação dedicado de curto alcance (Dedicated Short Range Communication – DSRC), que visa conectar carros com carros e com Comunicadores estáticos (CEs) para facilitar o trânsito em estradas e agilizar o socorro a acidentes.
Contato:
Diogo Azevedo Pereira Dantas – dapd@cin.ufpe.br

Simna: navegação de um jeito simples
O sistema proposto consiste em um protótipo de veículo autônomo controlado por um algoritmo de visão computacional estéreo embarcado em uma plataforma de hardware-software, com módulo dedicado para processamento de tarefas computacionalmente mais custosas. O algoritmo permite ao controle do veículo o discernir, por meio de segmentação da imagem estéreo obtida, o que é pista, obstáculos e espaço livre
Contato:
Mirella Santos Pessoa de Melo – mspm@cin@ufpe.br

SmartCIn: Sistema de monitoramento e controle de dispositivos elétricos capaz de aprender o comportamento dos usuários e, com isso, tomar decisões inteligentes de modo a reduzir o consumo de energia. Também permite a coleta e visualização remota de informações de vários aparelhos em um ambiente em tempo real.
Contato:
Igor de Moura Philippini – imp2@cin.ufpe.br

Projetão

Na Real: É uma ferramenta que pretender oferecer uma experiência mais imersiva aos jovens leitores de e-books, utilizando análise de emoções por IA para criar uma playlist de músicas de acordo com a temática do capítulo lido.
Contato: Tancredo Souza: tjssj@cin.ufpe.br

Museum Mystery: O Museum Mystery desenvolve jogos mobile que proporcionam uma experiência cultural e divertida nos museus, utilizando realidade aumentada em enigmas e desafios, com o objetivo de tornar o ambiente dos museus mais atrativo para o público jovem. 
Contato: Iara Travassos – iaramt21@gmail.com

GuardAQUI: O GuardAQUI é um serviço de lockers idealizado para que os frequentadores de praia possam ter uma forma despreocupada, segura e fácil de guardar seus objetos
pessoais.
Contato: Lucas Zacarias – lzsd@cin.ufpe.br

FindMySpace: O FindMySpace é um serviço que, com o auxílio da Inteligência Artificial, descomplica o encontro e locação de espaços adequados para grupos de pessoas, ao passo que ajuda os donos dos espaços a otimizarem o uso dos horários ociosos no seu local.
Contato: Hiago Almeida Dias – had@cin.ufpe.br

DogEars: O projeto desenvolve um headphone que cria uma ambiente único e tranquilo para cães, utilizando cancelamento de ruído e música clássica.
Contato: Danilo Freitas – dvf@cin.ufpe.br

Academy

Moodly: O Moodly encontra a música certa de cada momento, para quem adora escutar música nos seus aplicativos de streaming, em diversos momentos do seu dia a dia. Tudo isso a partir do batimento cardíaco.
Contato: Ramon Wanderley – rjvw@academy.cin.ufpe.br

Rami: É um método minimalista feito para balancear três áreas da sua vida: Produtividade, Saúde e Lazer. Como a metáfora de uma árvore todos os dias um novo challenge de cada área cresce. No fim do mês você terá uma árvore que simboliza as três áreas e lhe mostra o quanto você conseguiu realizar.
Contato: Hugo Lispector – hl@cin.ufpe.br

Comentários desativados

Sobre este site

Portal institucional do Centro de Informática – UFPE

Encontre-nos

Endereço
Av. Jornalista Aníbal Fernandes, s/n – Cidade Universitária.
Recife-PE – Brasil
CEP: 50.740-560

Horário
Segunda–Sexta: 8:00–18:00