O Recife vai contar com mais uma iniciativa em computação musical ainda este ano. Depois do 12º Simpósio Brasileiro de Computação Musical (SBCM 2009) ocorrido no mês de setembro, o Centro de Informática (CIn) da UFPE, em comemoração ao Ano da França no Brasil, vai promover  uma palestra-show sobre “Novas tecnologias para a música”. O encontro será no dia 28, às 19h, no Núcleo de Gestão do Porto Digital, no Bairro do Recife.  Na ocasião do evento, que é coordenado pelo professor Geber Ramalho, serão apresentados alguns resultados de pesquisas realizadas entre brasileiros e franceses no domínio da informática musical interativa, aplicada à música popular moderna, como o jazz, bossa nova, MPB. O acesso é livre.

Serão quatro palestras curtas com discussões, seguidas de um concerto demonstração de software (auxílio à improvisação, ao acompanhamento, etc.). São elas: iPhone, iPod, iWhatElse? A computação musical torna-se portátil, por Giordano Cabral, do ex-aluno do CIn e sócio da Daccord Music Software; O violão brasileiro na lupa do computador, por Geber Ramalho, do CIn; Interagindo via ViMus: experiências e perspectivas, por Jarbas Jacome, ex-aluno do CIn e From doodling to virtuosity, pelo francês François Pachet, um dos maiores pesquisadores da atualidade em Computação Musical no mundo e membro da Sony Computer Science Lab.

Nas apresentações serão mostrados também os desafios da área, com protótipos e projetos de pesquisas em andamento, realizadas no Brasil e na França.
A organização da edição do evento Recife conta com a parceria da D’accord,  do Centro de Desenvolvimento de Tecnologias Livres e do Porto Digital, além do Centro de Informática. Mais informações podem ser acessadas no www.cin.ufpe.br/~fb09.

Rio de Janeiro – Outro evento da mesma natureza também vai ser realizado no Rio de Janeiro no dia 30 de outubro.  Esse projeto é organizado por Jean-Pierre Briot, da LIP6, da Université Paris 6 – CNRS (Paris & Dept. de Informática) e pela PUC-Rio.

Serviço:
Dia: 28/10/2009
Hora: 19h às 22h
Local: Núcleo de Gestão do Porto Digital, Rua do Apolo, 181 – Bairro do Recife.