Desde 2003, o Centro de Informática (CIn) da UFPE promove anualmente a apresentação pública dos projetos vencedores do Imagine Cup – evento promovido pela Microsoft, considerada a “copa do mundo do computação”. Isso por que Pernambuco vem se destacando na competição. Um exemplo disso foi a edição da competição este ano na qual 16 finalistas, dos 19 do estado, conquistaram premiações.

Na segunda-feira (9), duas equipes do CIn vencedoras do Imagine Cup 2009 – Levv-it e Proativa Team – nas categorias Desenvolvimentos de Jogos e Interoperabilidade, respectivamente, apresentaram seus trabalhos no auditório do Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) da UFPE. Cada equipe falou sobre suas experiências na competição, o árduo trabalho para atingir a final, o surgimento da idéia, o desenvolvimento dos projetos e a indescritível alegria com a vitória. A apresentação também foi transmitida ao vivo, via broadcasting.

A equipe Levv-it, formada pelos alunos Edgar Figueiredo Neto (CIn), Luciano José (Unicap), Vinícius Ottoni Figueiredo (Cefet), Victor Rafael Nascimento (Unibratec), sob orientação do empresário Diogo Burgos (ex-aluno do CIn), desenvolveram o projeto Choice. Os alunos tiveram o desafio de criar um game que fosse ao mesmo tempo divertido e educativo. Do tipo arcade, o Choice desafia o jogador a resolver problemas reais de diversas partes do mundo.

Já a Proativa Team composta pelos alunos do CIn Lucas Mello, João Paulo Oliveira, Amirton Chagas e Flávio Almeida, desenvolveu o ProLearning. Usando plataformas públicas como Orkut, Facebook, Twitter e Second Life, o software tem o objetivo de reduzir à evasão de alunos dos programas de educação a distância que, segundo pesquisas divulgadas em Brasília no início do ano, é de 49% na metade do curso. Usando o ProLarning é possível até simular um ambiente de sala de aula onde, com o devido programa instalado, o aluno pode mexer o seu avatar – representante virtual – fazendo movimentações com o seu corpo, como levantar a mão, por exemplo.

A apresentação, que foi aberta ao público, teve a mesa de discussão composta pelo diretor acadêmico da Microsoft Corporation, Emanuele Ognissanti, o gerente executivo acadêmico da Microsoft Brasil, Amintas Neto, além do diretor do Centro de Informática, Paulo Cunha, o Magnífico Reitor professor Amaro Henrique Pessoa Lins e o presidente da Inove Informática Madson Menezes, ex-aluno do CIn e ganhador de edições passadas da Imagine Cup.

Também foi exibido um vídeo com depoimentos de ex-alunos do Cin e ex-participantes da Imagine Cup que, hoje, estão empregados em grandes empresas como a Microsoft e o Google, falando da importância da competição para o futuro profissional. O presidente da Inove, Madson Menezes reforçou esse exemplo mostrando como sua empresa foi criada a partir do trabalho desenvolvido por ele e sua equipe para a final do Imagine Cup 2006: um software que ajuda deficientes visuais. O vídeo esta disponível no youtube no endereço http://www.youtube.com/watch?v=YUNTe29pc6Y.