Neste sábado, 24 de outubro, os alunos do Centro de Informática (CIn) da UFPE, orientados pela professora Liliane Salgado, conseguiram duas vitórias: a classificação para a etapa mundial do ACM – International Collegiate Programming Contest (ICPC) e o título de penta campeões brasileiros da Maratona de Programação.

“Pedrov, Victorov e Mairova” composta pelos alunos Maíra Tavares, Pedro Bello e Victor Medeiros, conquistou o primeiro lugar vencendo a etapa Regional Sul-Americana que aconteceu em Campinas (SP). Victor e Maíra, na edição do ano passado, haviam conquistado o terceiro lugar por outra equipe. Já Pedro venceu o campeonato pela segunda vez ficando com o título de bicampeão.

A equipe “Carcará”, formada por Filipe Melo, Laís Souza e Renan Pires, em sua primeira participação no evento, conseguiu o décimo terceiro lugar na acirrada competição, mas não segue para o mundial. Alunos do Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Peru, Colômbia, Equador e Venezuela tiveram que responder 11 questões em cinco horas. A prova elaborada por uma comissão de professores sul-americanos e igualmente aplicada a todos os países participantes.

Além da classificação para a próxima etapa, “Pedrov, Victorov e Mairova” também conquistaram o título de penta campeões brasileiros, ganhando assim o troféu definitivo, além do de 2009 e a medalha de ouro. Desde o início do evento, em 1996, várias instituições almejam os cinco títulos, entre elas Unicamp, ITA, IME-USP e PUC-RIO.

Os finalistas brasileiros do ACM – ICPC participarão de um curso de verão no IME-USP, em janeiro de 2010, com foco na competição mundial, que acontecerá na China, e apoio logístico financeiro do Comitê Nacional da Maratona de Programação. O curso faz parte da estratégia nacional para melhorar o desempenho dos brasileiros na etapa mundial.  Além disso, a Facebook, que esteve no evento, convidou a equipe campeã para participar do recrutamento que estão fazendo no Brasil.

Mais três equipes do CIn também estiveram presentes na competição mas só até a primeira etapa, a regional brasileira. Foram elas: “Boa Pergunta”, dos alunos Ícaro Malta, Renato Parente e Ruan Carvalho; “Exinex (!?!)”, de Adriana Lins, Luiz Afonso e Rafael Brandão e “Triple Thread”, de Davi Duarte, Luis Gabriel e Jonathas Benvenuto.