O professor do Centro de Informática (CIn) da UFPE, presidente do Conselho Administrativo do Porto Digital e Cientista-chefe do C.E.S.A.R, Silvio Meira, foi o vencedor do Prêmio Faz Diferença, promovido pelo jornal O Globo, na categoria Economia. Meira concorreu com nomes de destaque nacional, como os empresários Abílio Diniz e Jorge Paulo Lemann.
A publicação elegeu Silvio Meira como uma das personalidades do ano de 2010 no Brasil pela contribuição dele para a economia nacional, destacando sua atuação como “referência em tecnologia e inovação no Brasil”. Além disso, a matéria destaca os 10 anos de existência do Porto Digital, considerando o parque tecnológico pernambucano como o “Vale do Silício brasileiro, que evita a fuga de cérebros do País”.
Na opinião do secretário de Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Marcelino Granja, o anúncio premia não apenas Sílvio Meira, mas também o Porto Digital e o Estado de Pernambuco. Para ele, o prêmio “é o reconhecimento à atividade de um gênio de Pernambuco, que dedica sua vida à área de TIC e ao Porto Digital, atividades que, por sua vez, tem trazido uma grande contribuição para o todo o Estado de Pernambuco e para o Brasil”.
Já para o presidente executivo do Porto Digital, Francisco Saboya, a premiação de Silvio é resultado de muitos anos de dedicação do cientista ao estudo das tecnologias da informação e ao desenvolvimento econômico de Pernambuco. “O Estado de Pernambuco é hoje, graças ao Porto Digital, uma referência nacional e internacional em Tecnologia da Informação e em desenvolvimento de softwares de classe mundial. E devemos tudo isso a Silvio Meira”, explicou Saboya.
A indicação para a premiação teve como jurados o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, e os especialistas Cristina Alves, George Vidor e Sérgio Fadul, todos da redação de O Globo. A vitória de Meira se deu tanto pela votação do público na internet quanto pelos votos do júri.

Comentários desativados