A final da disputa nacional da Imagine Cup 2011, aconteceu na tarde desta quarta-feira (27) e o Centro de Informática (CIn) da UFPE mais uma vez marca presença com participantes entre as equipes finalistas. O tema deste ano é “Imagine um mundo onde a tecnologia ajuda a resolver os problemas do planeta que mais nos desafiam hoje”, e é inspirado nas oito metas do Milênio, propostas pela ONU
.
A equipe TechUP, cujo título do projeto é TWater, foi selecionada para a etapa final na categoria Projeto de Software e já herda a experiência de outras competições com a presença de Daniel Ferreira, aluno do mestrado do CIn. Além dele, participam  Ivamácio Magalhães (Maurício de Nassau), Marcelo Gonçalves (Maurício de Nassau), João Carlos (Unibratec) e André Muniz (SENAC). Segundo Daniel, que é também o mentor intelectual do grupo, a experiência em mais uma competição foi muito legal porque foi possível ajudar o grupo de uma forma diferente, com as experiências dos outros anos. “ Infelizmente não podemos revelar nada do nosso projeto. Só posso dizer que é sobre um sistema de racionamento de água nas residências”, completa Ferreira.
O Tech UP disputa a final com a Level Up, também formada pelos pernambucanos, Adailson Filho, aluno do CIn; Gabriel Magalhães (Mauricio de Nassau) e Júlio Mendonça (Faculdade Guararapes).  A outra equipe é a The Utopians, de Minas Gerais.

Na categoria Sitemas Embarcados, das três equipes finalistas duas são pernambucanas: a Proativa Team, dos  alunos do CIn  Amirton Chagas, Flávio Almeida, João Paulo Oliveira e Lucas Melo, e mais Murilo Pontes, da UPE, e a Embedded Brain formada por alunos da Etepan. A terceira finalista é a equipe Vesun, formada por curitibanos.

O CIn já vem fazendo história na Imagine Cup desde  2004. Todos os anos, alunos do centro disputam a copa do mundo da computação com  destaque entre os finalistas em diversas categorias. Já são oito anos de trajetória.

A final nacional da Imagine Cup 2011 acontecerá no dia 4 de maio, em Curitiba.  A equipe vencedora desta etapa irá representar o Brasil na final mundial em Nova Iorque, Estados Unidos, no mês de Julho deste ano.