O ministro Aloizio Mercadante esteve na última sexta-feira no Centro de Informática (CIn) da UFPE. A visita foi motivada, principalmente, pelo recente reconhecimento como melhor Instituição Científica e Tecnológica através do Prêmio Nacional FINEP de Inovação. Na ocasião, também foi apresentada a primeira fase do projeto UFPE INOVAÇÃO, que engloba as ações TVUDigital, UFPENuvem e UFPEMobile.
Acompanhado do vice-diretor do CIn, André Santos, e do Secretário de Política de Informática do MCTI, Virgílio Almeida, Mercadante conheceu as instalações do Centro e também os projetos realizados em parceria com multinacionais como Samsung e Motorola, nos quais os alunos desenvolvem aplicativos e realizam testes em celulares e tablets.
Para apresentar o CIn como centro de inovação e referência nacional, André Santos expôs aos presentes todas as conquistas adquiridas, como funcionam os projetos desenvolvidos e também toda estrutura disponibilizada aos alunos e professores. “O CIn irradia conhecimento para toda a região, nada fica concentrado aqui. Prova disso é que em todas as universidades do Norte e Nordeste tem docentes formados por nós”, afirmou.
Ao final da visita, o ministro fez questão de parabenizar toda a equipe que movimenta o Centro de Informática e garantiu que a instalação do datacenter no Itep irá proporcionar muito mais pesquisas e serviços na área de computação em nuvem. E para manter a qualidade de quem já formou mais de 1.500 alunos graduados, mil mestres e 150 doutores, o secretário de Política Informática, Virgílio Almeida, sugeriu a participação da UFPE na formação e capacitação de professores do ensino médio e fundamental. “Para que isso seja realizado não faltarão recursos”, garante Mercadante.