A série de seminários “Tecnologia, Lei e Sociedade” tem continuidade na próxima quarta-feira (10), discutindo o tema “Jornalismo na Era Digital”. O evento é aberto à participação de todos os interessados, inclusive de fora da UFPE, e acontece das 12h às 14h no Anfiteatro do CIn-UFPE.

Serão exibidos trechos dos seguintes video clips:

1.    Paul Lewis: Crowdsourcing the news (TED, Apr/2011, 16min56s) (legendado em inglês). Quando todo celular pode graver video e tirar fotos, todo mundo é uma potencial fonte jornalistica. O reporter Paul Lewis nos conta duas estórias que nos mostram o futuro do jornalismo investigativo. Paul Lewis tira proveito do poder dos celulares e da mídia social — inovações que estão transformando cada indivíduo num jornalista em potencial.

2.    Heather Brooke: Minha batalha para expor a corrupção no governo (TED, Jun/2012, 18min58s) (legendado em português). Nosso lideres precisam prestar contas, diz a jornalista Heather Brooke. E ela deve saber: Brooke abriu as despesas financeiras do Parlamento britânico que levaram ao maior escândalo político de 2009. Ela realça que nossos líderes sejam inqueridos através de plataformas do tipo da Freedom of Information (Liberdade de Informação) — para finalmente conseguirmos algumas respostas.

3.    Julian Assange: Why the world needs WikiLeaks (TED, Jul/2010, 19min34s) (legendado em português). O controverso site WikiLeaks coleta e publica vídeos e documentos altamente sigilosos. O seu fundador Julian Assange, que já foi chamado para interrogatório pelas autoridades dos EUA, conversa com Chris Anderson do TED, sobre como o site funciona, o que ele já realizou — e o que o motiva. A entrevista inclui uma filmagem explícita de um recente ataque aéreo norte-americano em Bagdá.

4.    Leadership & the Internet: Micah Sifry (Youtube, Jun/2012) (legendado em inglês). Micah Sifry, o Visiting Murrow Lecturer of the Practice of Press and Public Policy na Harvard Kennedy School e co-fundador da ONGf Personal Democracy Forum, fala sobre o poder e o potencial da internet — para o bem e para o mal — para o governo e para a sociedade.

5.    Wikileaks – Wikirebels – The Documentary (Youtube, 2010, 57min). (legendado em português) Exclusive rough-cut of first in-depth documentary on WikiLeaks and the people behind it! From summer 2010 until now, Swedish Television has been following the secretive media network WikiLeaks and its enigmatic Editor-in-Chief Julian Assange. Reporters Jesper Huor and Bosse Lindquist have traveled to key countries where WikiLeaks operates, interviewing top members, such as Assange, new Spokesperson Kristinn Hrafnsson, as well as people like Daniel Domscheit-Berg who now is starting his own version – Openleaks.org!  Where is the secretive organization heading? Stronger than ever, or broken by the US? Who is Assange: champion of freedom, spy or rapist? What are his objectives? What are the consequences for the internet?

Todos são bem-vindos!