A Universidade Federal de Pernambuco está passando pelo processo de elaboração de um novo estatuto e durante esta semana serão realizadas, nos diversos Centros Acadêmicos, apresentações da metodologia para a construção deste documento. No Centro de Informática a apresentação será realizada na quinta-feira, 13 de junho, às 16h, no Anfiteatro.
O objetivo é apresentar o que representa o Estatuto e a metodologia de trabalho para sua atualização, que inclui a formação de uma Comissão Setorial do CIn em conjunto com o NTI.
A competência das Comissões Setoriais é organizar as discussões e propostas da unidade estatuinte (CIn + NTI) a serem discutidos pelas demais unidades e levados ao Congresso Estatuinte. Deverá ainda organizar o processo eleitoral dos delegados que farão parte do Congresso Estatuinte que deverá ser instalado em meados de dezembro.

É importante ressaltar a importância da participação de todos no processo, uma vez que o estatuto define os princípios e as finalidades da UFPE; o detalhamento da estrutura, da administração, do funcionamento e das atividades da universidade, considerando os direitos e obrigações dos seus membros.
O estatuto atual pode ser consultado aqui.