Criado em 1974, o Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação da UFPE, à época vinculado ao Departamento de Estatística e Informática do Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN), é considerado o marco do que hoje é conhecido como Centro de Informática (CIn),  que abriga atualmente os cursos de Ciência da Computação, Engenharia da Computação e Sistemas de Informação da Universidade. Para celebrar o aniversário desses 40 anos, o Centro promove em 2014 uma série de eventos comemorativos. O primeiro deles está agendado para o próximo dia 24 de fevereiro, data da 200ª defesa de Tese de Doutorado do CIn.

O aluno Ermeson Carneiro de Andrade, orientado pelo professor Paulo Romero Martins Maciel, irá defender o trabalho “Modelagem e Análise de Mecanismos de Tratamento de Interrupções em Infraestruturas Computacionais dos Sistemas Distribuídos”, às 14h do dia 24/02, no Auditório do CIn. A Banca será composta pelos professores Paulo Cunha, Ricardo Massa e Eduardo Tavares (CIn/UFPE); Rivalido Matias Júnior (UFU); Ricardo José Paiva de Britto Salgueiro (DC/UFS).

COMEMORAÇÃO – No mesmo dia, às 17h, será realizada uma solenidade de comemoração, no Anfiteatro do CIn. O evento será iniciado pelo diretor do Centro de Informática, André Santos, e contará com a palestra intitulada “40 anos de Pós no CIn – o que mudou em quase meio século?” ministrada pelo professor Sílvio Meira. Em seguida, haverá entrega de placas e homenagens a pessoas que fizeram a história do doutorado em Ciência da Computação.