A apresentação final dos projetos idealizados na disciplina Projeto de Desenvolvimento, comumente conhecida como “Projetão”, será realizada nesta sexta-feira (14), durante todo o dia, a partir das 9h, nas dependências do CIn. Às 16h cada uma das 6 startups criadas neste semestre apresenta um pitch de 10 minutos no Anfiteatro do CIn-UFPE.

A disciplina Projetão, ministrada pelos professores do CIn, Geber Ramalho e Cristiano Araújo, e pelo professor do Departamento de Design André Neves, estimula o espírito empreendedor entre os alunos da graduação ao propor a criação de uma startup e a desenvolver sistemas multidisciplinares, dividindo as responsabilidades de uma empresa real. O resultado é que muitos projetos iniciados no curso são levados para fora da sala de aula.

Voltado para a mobilidade urbana, o BusOn é um aplicativo colaborativo para os usuários de transporte coletivo localizarem seus ônibus em tempo real. Na área de educação, o CollScan é um site para ajudar na escolha de cursos e faculdades para alunos do ensino médio, baseado em rankings e em comentários gerados pelos alunos das instituições de ensino superior avaliadas. O CoteAqui é um site que busca aproximar fornecedores e compradores de materiais de construção.

A equipe eXus apresenta a plataforma DiRP, que possibilita a telemetria sem fio em meio aquático para aplicações em pesquisa nas áreas de fisiologia, medicina e física, entre outras. O Mother Cooker é um aplicativo móvel que busca ajudar iniciantes na cozinha de forma divertida, com um método que motive e reconheça seus avanços. Outro aplicativo para smatphones é o SafeFood, que tem como missão ajudar pessoas que possuem restrições alimentares a encontrar restaurantes e pratos mais adequados aos seus perfis.

Mais informações em: http://projetaoufpe.wix.com/projetao