Alunos do Centro de Informática (CIn) da UFPE têm artigo aprovado para apresentação na 9th International Conference on the Quality of Information and Communications Technology (QUATIC 2014). Com o título “A Reference Model for Agile Quality Assurance: Combining Agile Methodologies and Maturity Models”, o estudo foi desenvolvido no contexto da tese de doutorado do estudante Fernando Selleri Silva, sob orientação do professor Silvio Meira. O trabalho também recebeu a contribuição de Felipe Santana Furtado Soares, Angela Lima Peres, Ivanildo Monteiro de Azevedo e Pietro Pereira Pinto.

O trabalho propõe um modelo para que organizações desenvolvedoras de software conduzam atividades de garantia da qualidade em seus processos de desenvolvimento, combinando práticas de metodologias ágeis (como XP e Scrum) e de modelos de maturidade (como CMMI e MPS.BR).

A QUATIC representa um fórum para a divulgação de métodos, técnicas e ferramentas avançadas de apoio a abordagens de qualidade para engenharia e gestão de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). Profissionais e pesquisadores são incentivados a trocar ideias e abordagens sobre como adotar uma cultura de qualidade na melhoria de processo e produto de TIC e fornecer estudos práticos em contextos variados. A edição deste ano do evento se realiza de 23 a 26 de setembro, na cidade de Guimarães, em Portugal.