No dia 3 de outubro, será realizado o lançamento da série “Teoria de Ação Comunicativa Sistêmica em Gestão de Projetos”, que teve organização do professor do Centro de Informática (CIn) da UFPE Hermano Perrelli e do professor convidado Antônio Valença. O evento ocorre às 15h30, no Anfiteatro do CIn/UFPE. O evento é aberto ao público.

Os livros são compostos por textos produzidos por alunos do CIn/UFPE durante uma três disciplinas, ministradas pelos professores, que abordava a Gestão de Projetos e a Teoria de Ação.  As disciplinas foram estruturadas em quatro encontros de 16 horas, cada, em regime experimental e reflexivo. “Os alunos experimentaram sessões de laboratório ou experiências comportamentais reflexivas, sempre com o foco na observação do desempenho de líderes de projetos, seja realizando um projeto específico durante as aulas ou analisando o seu próprio desempenho em sala de aula, na forma de uma comunidade reflexiva de prática”, conta o professor Antônio Valença.

O primeiro volume da série aborda um “estudo de caso da recuperação do futebol no Nordeste do Brasil”. O segundo fala sobre “experimentos de aprendizagem-na-ação numa comunidade reflexiva de prática”. O terceiro exemplar aponta “sete leituras inovadoras e complementares de um mesmo projeto”. Além desses, o quarto livro da série já tem lançamento previsto para 2015. O tema da obra será “atos linguísticos e estilos de liderança”. “Estamos procurando complementar a teoria técnica e instrumental de gestão de projetos e não criticá-la ou excluí-la de nossa responsabilidade como professores e profissionais. Procuramos oferecer uma leitura comportamental ou da intencionalidade do gestor ou líder de projeto”, explica Valença.

As obras estão disponíveis em formato impresso e digital (e-book). A responsável pela impressão é a Editora Universitária da UFPE.