Neste domingo (28), os projetos do Centro de Informática (CIn) da UFPE Tag Hunt e Recife 360 estarão incluídos nas atividades do Recife Antigo de Coração. Na ocasião, a prefeitura da cidade isolará uma área do centro histórico da cidade, na qual as pessoas poderão ter acesso aos dois trabalhos realizados pelo CIn/UFPE, da manhã até a tarde. A participação dos projetos do CIn/UFPE no Recife Antigo de Coração é uma extensão das atividades do Playable Recife, conduzidas pela Emprel e pela Prefeitura da cidade na Campus Party Recife 2014.

TAGHUNT – Uma “caça ao tesouro” realizada para alunos de cursos de Turismo que participarão do Trekking Urbano organizado pela Secretaria de turismo e lazer. Os locais a percorrer são descobertos através de uma brincadeira durante o trekking. Várias dicas levam os competidores ao prêmio final, sendo que cada pista indica onde está a próxima dica.

As pistas para a cada etapa serão disponibilizadas através do aplicativo TagHunt. Ele utiliza as tecnologias NFC (Near Field Communication), e QR Code para organizar brincadeiras de caças ao tesouro mesclando objetos reais e pistas virtuais. Como o aplicativo é baseado na Web, é necessário apenas um smartphone com conexão à Internet que tenha capacidade de ler NFC (suportado por alguns modelos de Android e Windows Phone) ou um smartphone com aplicativo para leitura de QR Code (suportado por todas as plataformas). O projeto é encabeçado pelos professores Kiev Gama e Vinícius Garcia e pelos alunos Daniel Maranhão e Rafael Roballo.

RECIFE 360 – Um aplicativo criado pelo Voxar Lab para facilitar a vida de quem quer conhecer melhor a cidade. Permite a visualização de pontos turísticos com uma tecnologia inovadora que ensina como chegar a esses lugares utilizando o transporte público. Vários tablets com o aplicativo estarão instalados no Recife Antigo de Coração para manuseio das pessoas.