Um artigo de autoria do aluno do Centro de Informática (CIn) da UFPE Lairson Alencar foi escolhido o melhor da edição de 2014 do Simpósio Brasileiro de Tecnologia da Informação (SBTI). Com o título "Uma abordagem para captura de informações sobre aplicações que fazem uso de dados abertos", o trabalho foi premiado no evento que aconteceu de 15 a 17 de outubro, na cidade de Maceió (AL). O tema desta edição do SBTI foi "Governos Abertos – Os desafios da tecnologia da informação em tempos de participação digital".
 
O artigo, que teve sua construção orientada pela professora do CIn/UFPE Bernadette Lóscio, procura desenvolver uma abordagem para captura de informações sobre aplicações que fazem uso de dados abertos, tendo em vista o grande desafio de rastrear o uso dos conjuntos de dados e as aplicações que fazem uso desses dados.
 
Assim, como parte dessa abordagem, foi realizada uma pesquisa com mais de 400 portais de dados abertos e, a partir dela, foram desenvolvidos: i) um vocabulário, denominado APP-OD, que contempla os principais termos usados na descrição de aplicações que fazem o uso de dados abertos, ii) um repositório online, denominado APPCKan, para cadastro, visualização e busca das descrições dessas aplicações e iii) uma extensão para a ferramenta CKAN, que permite a ligação do portal de dados abertos com o repositório APPCkan.
 

Comentários desativados

Sobre este site

Portal institucional do Centro de Informática – UFPE

Encontre-nos

Endereço
Av. Jornalista Aníbal Fernandes, s/n – Cidade Universitária.
Recife-PE – Brasil
CEP: 50.740-560

Horário
Segunda–Sexta: 8:00–18:00