Nestes sábado e domingo (30 e 31 de maio), o Centro de Informática (CIn) da UFPE sedia a segunda edição do CodeCup, uma maratona de programação (hackathon) organizada pelo CITi, empresa júnior do CIn-UFPE, em parceria com o Centro de Excelência de Tecnologia de Software do Recife (Softex). O Code Cup também conta com outras empresas parcerias, como a LifeRay (plataforma open source de portais corporativos), o Google e o Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (C.E.S.A.R), mostrando que, nesta segunda edição, a maratona deseja criar uma aproximação maior entre o ambiente universitário e o mercado na área de Tecnologia.

Voltado para estudantes de TI e Design, o CodeCup propõe um ambiente de criatividade e colaboração, no qual há a troca de conhecimento. Ao longo do final de semana, os participantes do evento devem se organizar em equipes (basicamente divididos entre Desenvolvedores e Designers) para criar “do zero” soluções tecnológicas para dispositivos móveis (Mobile) e para utilização através de navegadores (Web). Qualquer um pode trazer e sugerir ideias simples, sem material previamente desenvolvido e sem um tema específico e trabalhar em cima dessas propostas. Os times contarão com todo o suporte de profissionais mais experientes (mentores) e, ao final da maratona, as equipes serão avaliadas por uma banca de jurados. Tanto a equipe que desenvolver a melhor solução Mobile quanto a que desenvolver o melhor aplicativo Web receberão, cada uma, um computador como prêmio.

No entanto, outras premiações também serão oferecidas durante o CodeCup. O principal desafio do hackathon, por exemplo, será promovido pelo Softex Recife e terá o tema “como tornar o cidadão uma ferramenta de monitoramento público?”, uma vez que será focado no acompanhamento do desenrolar de obras públicas, através de dispositivos móveis, por parte dos cidadãos. A equipe que conseguir desenvolver o aplicativo Mobile que melhor responder à pergunta ganhará como prêmio uma quantia em dinheiro.

Já a LifeRay dará um workshop no evento e também irá propor um desafio. O grupo que desenvolver o melhor aplicativo Web utilizando a plataforma LifeRay ganhará como prêmio uma quantia em dinheiro. As equipes podem escolher de quais desafios irão participar, podendo, inclusive, participar de mais de um.

Álvaro Conolly, organizador da CodeCup