A empresa Arrowplan Europe criou um sistema que auxilia usuários no processo de patenteamento e valorização de uma ideia, o SysPat. O sistema foi construído a partir da experiência da empresa belga, que nasceu em 1995 como um spin-off da Université Catholique de Louvain.

O SysPat permite ao usuário aprender sobre patentes e outras formas de propriedade intelectual, escrever seus pedidos de patente guiado por um passo a passo que torna a escrita praticamente intuitiva e gerir os pedidos de patente depositados. Além disso, o sistema ainda possibilita o usuário a realizar a valorização e a negociação de pedidos de patentes, assim como outras atividades necessárias para a transformação das ideias em propriedades intelectuais e estas em inovações capazes de gerar retorno para o seu meritório criador.

De acordo com o professor do CIn-UFPE Manoel Eusebio, o SysPat também responde à demanda existente em centros de ensino e pesquisa, empresas e instituições por ser uma ferramenta capaz de facilitar o processo de desenvolvimento, marketing e negociação de propriedades intelectuais. “Com o sistema, uma série de facilidades que antes estavam apenas disponíveis a poucos agora estão ao alcance de estudantes, professores, pesquisadores, técnicos e empresários”, comenta o Paulo Coelho Vieira, presidente da Arrowplan. Para mais informações, acessar: www.syspat.com.