O doutorando do Centro de Informática (CIn-UFPE) Kellyton Brito utilizou um dos estudos de caso da sua tese para desenvolver um aplicativo que vai fiscalizar a ação dos parlamentares no Brasil. O projeto, intitulado Olho Neles!, foi selecionado pelo Ministério das Comunicações através do concurso INOVApps para ser financiado. A previsão é de que o aplicativo fique pronto até abril de 2016, em tempo para as próximas eleições.

Desenvolvido junto com membros do Laboratório de Dados Abertos Brasil, o Olho Neles! foi um dos 100 projetos selecionados para sair do papel através do INOVApps. O concurso tem como objetivo apoiar o desenvolvimento de aplicativos de interesse público para dispositivos móveis e TVs digitais conectadas.  

Segundo Kellyton, o projeto tem como objetivo o aumento da transparência e participação pública através do acompanhamento dos gastos públicos pela população. Tudo será feito em tempo real e geolocalizado, proporcionando aos usuários a oportunidade de fiscalizar as atividades dos políticos e o que está sendo feito com o dinheiro público. 

Em um exemplo prático, Kellyton explica que "será possível acompanhar os gastos dos mais de R$ 30 mil mensais que os Deputados Federais e Senadores tem de verba auxiliar". Além disso, também vai ser possível receber notificações sempre que algum parlamentar gastar mais do que um determinado valor em um restaurante, por exemplo.

Comentários desativados

Sobre este site

Portal institucional do Centro de Informática – UFPE

Encontre-nos

Endereço
Av. Jornalista Aníbal Fernandes, s/n – Cidade Universitária.
Recife-PE – Brasil
CEP: 50.740-560

Horário
Segunda–Sexta: 8:00–18:00