Com informações da In Press, Assessoria de Imprensa do CESAR.

Lideradas pelo CESAR, doze instituições do estado dão às mãos em um projeto audacioso: o CIEL.network. Integram a iniciativa CESAR.org.brCESAR.edu.brCIn.ufpe.brDEINFO.ufrpe.brFG.edu.br, GRUPODUCA.com, IKEWAI.com,LIKA.ufpe.br, MUCHMORE.digital, ISITICS.senai.brARIES.org.br e PORTODIGITAL.org. O programa foi lançado nesta quinta-feira (26), em Recife.

O CIEL.network, “Networked Center for Innovation and Entrepreneurial Leadership”, é uma iniciativa para reunir especialistas e estudiosos de todo o mundo e de todos os temas relacionados a sistemas de criatividade, inovação e empreendedorismo, baseados em plataformas digitais. Como uma rede de instituições, pessoas e projetos, a marca da diversidade de experiências, características e culturas é o ponto forte do programa. A rede servirá como uma plataforma para o futuro – pesquisa, planejamento, criação de protótipos e desenvolvimento. Entre os objetivos também estão o desenho de cenários para abordar oportunidades e desafios para o desenvolvimento de novas tecnologias e seus usos, além de discutir seus impactos, tanto positivos como negativos, sobre as pessoas, instituições, organizações e sociedade.
A primeira chamada já está aberta, para selecionar dez pessoas. “Essa primeira chamada é justamente para que as pessoas venham passar um tempo aqui no Recife. Essas pessoas não precisam ser doutores ou PHDs, mas buscamos pessoas que sejam espertas, que tenham capacidade de trabalho e que saibam fazer perguntas sofisticadas para ficar um tempo aqui com a gente”, explica Silvio Meira, um dos idealizadores do projeto.
“Temos que ter novas formas de criar experiências únicas a partir dos aprendizados dos erros de todos nós. A rede inicial de instituições no Porto Digital pode e irá crescer, na medida em que instituições comecem a oferecer espaços para acolher os visitantes do programa”, ressalta Silvio Meira.  
O CIEL.network reunirá diferentes parceiros, realizará eventos, fará pesquisa, criará seções para desenvolvimento de políticas e de projetos demonstrativos, conectando e criando um ambiente de colaboração para engenheiros, pesquisadores, empreendedores, ativistas, políticos, jornalistas, geeks, media e intelectuais para debater e engajar todos os envolvidos nos temas centrais do programa. O programa não irá oferecer fundos para ninguém, mas os coordenadores estão em negociação com o eusocio.com para criar um ‘crowdfunding’ para financiar parte da estadia dos selecionados no Porto Digital.
Mais informações sobre essa iniciativa inovadora estão no site http://ciel.network/.
 

 

Comentários desativados

Sobre este site

Portal institucional do Centro de Informática – UFPE

Encontre-nos

Endereço
Av. Jornalista Aníbal Fernandes, s/n – Cidade Universitária.
Recife-PE – Brasil
CEP: 50.740-560

Horário
Segunda–Sexta: 8:00–18:00