Olinda e Recife vão receber nos dias 27 e 28 de maio a competição internacional Hackacity. O evento focará no uso de Big Data e Dados Abertos na construção de soluções para Cidades Inteligentes. Ohackathon acontecerá simultaneamente nas cidades do Porto (Portugal), AmersFoort/Utrecth (Holanda) e Santander (Espanha). A Rede Brasileira de Cidades Inteligentes é a responsável pela realização do evento, mas conta com a coordenação técnica do Centro de Informática (CIn) da UFPE e o ISI – Instituto Senai de Inovação.

O Hackacity foi idealizado para desenvolver soluções que terão impacto na cidade. Além disso, também visa promover a colaboração interdisciplinar (programadores, designers, administradores, etc.) entre as pessoas envolvidas na competição. Durante 24 horas, os participantes se reúnem para desenvolver soluções baseadas em plataformas de código aberto, como o FIWARE, ajudando a solucionar os desafios enfrentados pelos cidadãos, através de dados abertos fornecidos pelo a própria cidade.
A novidade para esta edição é a utilização da nova API (Interface de Programação de Aplicação) de acesso a dados do Consórcio Grande Recife, que permitirá aos desenvolvedores terem, em tempo real, acesso a dados de viagens de ônibus (posicionamento de veículos, tempo estimado para chegada em uma parada, etc).

Também participam como parceiros do evento o CESAR, com a premiação da competição; o Porto Digital, através da infraestrutura da Jump Brasil e o Consórcio Grande Recife e Emprel, responsáveis por disponibilizar os dados para os desafios do Hackacity Olinda/Recife.

Sobre o Hackacity – Originalmente criado na cidade do Porto, mas a ideia deste evento é a de criar uma rede global informal, promovendo o conhecimento através das trocas de experiências e soluções inovadoras para essas cidades. Essa será a primeira edição do evento no Brasil.

FIWARE – A plataforma FIWARE fornece um conjunto bastante simples, porém poderoso, de APIs que facilitam o desenvolvimento de aplicações inteligentes voltadas para a cidade. Em Recife a FIWARE já vem sendo utilizado em projetos de pesquisa do INES (Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Engenharia de Software), instituto coordenado pelo CIn-UFPE. O Instituto já foi premiado pelo FIWARE em 2015, através da participação do projeto Bike Cidadão em uma competição internacional.

Hackacity
Data: 27 e 28 de maio de 2016
Local: Jump Brasil – Aceleradora de Negócios do Porto Digital
Endereço: Rua Capitão Lima, 420 – Santo Amaro, Recife – PE, 50040-080.
Informações sobre a competição e formulário para inscrições estão disponíveis no site: http://hackacity.eu.