Com o objetivo de gerar inovações no Brasil para a indústria automotiva, a FCA – Fiat Chrysler Automobiles e o Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco (CIn) UFPE inauguram nesta quinta-feira 16), em Recife, o Live – Laboratório de Inovação Veicular. A avançada estrutura, montada  no Centro de Treinamento e Pesquisa da Iron House, empresa de desenvolvimento imobiliário do Grupo Cornélio Brennand, será utilizada para realizar pesquisas aplicadas em tecnologia automotiva, de forma a gerar novos produtos e soluções e contribuir para a capacitação profissional de alunos da universidade em todos os níveis.

O LIVE é fruto do esforço de colaboração entre o CIn e a FCA, e está focado no desenvolvimento de soluções inovadoras visando o carro do futuro. O uso de tecnologias de ponta associado a estudos de usabilidade dos condutores, norteiam diversas pesquisas no LIVE. Além disso, aspectos de cybersegurança e de internet das coisas estão presentes como pré-requisitos no desenvolvimento das soluções.

O laboratório tem como foco o desenvolvimento de vários tipos de softwares embarcados, sendo capaz de gerar novos conceitos, criar protótipos e validar seus usos tanto em modelos digitais quanto físicos. Isso porque além de uma avançada rede de computadores e bancadas de eletrônica, a instalação conta com equipamentos de medição e duas estruturas de experimentação para testes dos protótipos criados em automóveis reais.

A equipe atual é composta por 16 pessoas entre professores, engenheiros, técnicos, estagiários, além de pesquisadores de graduação, mestrado e doutorado, com pesquisas totalmente direcionadas à área automotiva. Além disso, o LIVE conta com um corpo administrativo contendo gerente, suporte técnico e financeiro, que juntos ajudam a manter o perfeito funcionamento do laboratório e fazem a intermediação de todos os trâmites burocráticos com a FADE – Fundação de Apoio e Desenvolvimento da UFPE. Antes de iniciar as atividades, a equipe do LIVE passou por um aprendizado intensivo em desenvolvimento de automóveis. A equipe de Arquitetura Eletroeletrônica da FCA desenhou um treinamento específico para o time do CIn-UFPE de forma a promover uma rápida imersão no mundo automotivo, iniciando pela concepção dos conceitos básicos, passando pelos detalhes técnicos de cada especificação, até o processo de fabricação.

Outra expectativa do âmbito acadêmico é que, a partir de parcerias como esta, vários trabalhos de graduação, dissertações de mestrado e teses de doutorado sejam frutos desse projeto de cooperação. A intenção é que tanto a empresa como a universidade tragam mais projetos para o laboratório, de forma a maximizar sua utilização, a geração de inovação no Brasil e o aprendizado dos bolsistas.

Além disso, o LIVE irá contribuir para a formação de recursos humanos na área automotiva no estado de Pernambuco e no Brasil. O laboratório poderá ser um provedor de vários projetos na área automotiva, o que permitirá a integração de outras competências, contribuindo dessa forma para o desenvolvimento de soluções inovadoras e de qualidade. “O CIn e a UFPE formam um celeiro ideal para extrair  muitas dessas competências”, explica o professor do Centro e coordenador do LIVE, Abel Guilhermino.

Além de uma equipe dedicada, todos os trabalhos do LIVE terão acompanhamento de profissionais da FCA. “Diversos departamentos da empresa estarão envolvidos nas pesquisas, dependendo da área de conhecimento que o projeto exija. Trabalharemos junto com a universidade, levando o grande conhecimento no desenvolvimento e fabricação de automóveis que a FCA acumulou em 40 anos de atividades no Brasil”, conta Alexandre Abreu, gerente de Engenharia da FCA. “Nossa intenção é desenvolver novas soluções que aprimorem ainda mais nossos automóveis, proporcionando uma experiência cada vez melhor aos clientes.”

O acordo técnico entre FCA e o CIn-UFPE para instalação do LIVE tem duração total de quatro anos e foi firmado no ano passado. Nesse período, além de projetos exclusivos para a FCA, o laboratório poderá desenvolver outras pesquisas de comum interesse entre a empresa e a universidade, ampliando as possibilidades de geração de conhecimento e capacitação profissional.

A estratégia da inovação da empresa inclui buscar universidades e firmar parcerias para a realização de determinados projetos no Brasil. A empresa encontrou na UFPE um parceiro ideal. “A UFPE já tem grande tradição de parceria com empresas, o que facilitou bastante a realização desse acordo. É uma universidade que entende as necessidades da iniciativa privada e trabalha orientada a criar soluções que tragam benefícios para a sociedade", avalia Toshizaemom Noce, supervisor de Inovação da FCA.

A partir do acordo firmado para a instalação do Live, a UFPE passa a fazer parte da rede de inovação da FCA no Brasil, que trabalha em conjunto com os centros de pesquisa e desenvolvimento mantidos pelo grupo no país (Pernambuco e Betim), nos Estados Unidos e na Itália. “Nossa intenção é participar de projetos globais e gerar soluções que possam ser exportadas para outras unidades do grupo no mundo a partir do Brasil. Temos um grande desafio à frente, mas contamos com parcerias, profissionais e conhecimento acumulado no país para nos posicionarmos entre os principais centros de inovação do mundo”, conclui Noce.

A previsão de investimentos na instalação do LIVE e nos projetos que serão realizados no laboratório é de R$ 6,6 milhões em quatros anos. Desse total, 60% serão financiados pelo BNDES e os recursos se enquadram nos benefícios para pesquisa e desenvolvimento do programa Inovar-Auto.