No dia 13 de dezembro, o CIn-UFPE chega a um novo marco em seu programa de pós-graduação. A pesquisa de número 200º de Mestrado profissional será defendida pelo aluno Tiago Heineck, no Anfiteatro, às 15h. A pesquisa é intitulada “Desenvolvimento orientado a modelos no domínio de robótica: uma revisão sistemática da literatura” e foi orientada pelo professor Jaelson Freire Brelaz de Castro.

 
Diante da diversidade de robôs que têm sido idealizados, o desenvolvimento de software é cada vez mais uma área mais complexa para atender essa variedade de demandas. Com base nisso, o aluno Tiago Heineck abordou em sua pesquisa o desenvolvimento orientado a modelos, área que tem apoiado o domínio de robótica e tornando menos complexa a elaboração do software. Para isso, foi feita uma revisão sistemática da literatura com a finalidade de auxiliar pesquisadores no embasamento para realização de novas atividades de pesquisa.
 
O programa de Mestrado Profissional foi desenvolvido no CIn-UFPE para dar foco à formação de profissionais com habilidades mais voltadas ao mercado. A primeira turma foi aberta em novembro de 2006, dirigida à capacitação de funcionários de empresas brasileiras, e, nesta, semana, o programa chega à sua 200º defesa. O público-alvo do curso são empresários da área de Tecnologia da Informação (TI), gestores técnicos e comerciais de TI e gerentes de departamento de TI, além de pessoas que ambicionem estas posições e tenham vivência como gerentes de projeto, engenheiros de qualidade e líderes de equipe.
 
Título: Desenvolvimento orientado a modelos no domínio de robótica: uma revisão sistemática da literatura
Aluno: Tiago Heineck
Orientador: Jaelson Freire Brelaz de Castro
 
Data: 13/12/2016
Horário: 15h
Local: Anfiteatro
 
Banca:
1º Examinador: Robson do Nascimento Fidalgo (CIn/UFPE)
2º Examinador: Gilberto Amado de Azevedo Cysneiros Filho (UFRPE)
3º Examinador: Jaelson Freire Brelaz de Castro (CIn/UFPE)
  
Membros Suplentes:
Suplente Interno : Carla Taciana Lima Lourenco Silva Schuenemann (CIn/UFPE)
Suplente Externo : Fernanda Maria Ribeiro de Alencar (DEES/UFPE)
 
Palavras-chave: Engenharia de software, desenvolvimento orientado a modelos, engenharia de requisitos, robótica, robô social, revisão sistemática da literatura

Comentários desativados

Sobre este site

Portal institucional do Centro de Informática – UFPE

Encontre-nos

Endereço
Av. Jornalista Aníbal Fernandes, s/n – Cidade Universitária.
Recife-PE – Brasil
CEP: 50.740-560

Horário
Segunda–Sexta: 8:00–18:00