O aluno de Engenharia da Computação do CIn-UFPE Gustavo Gama produziu uma pesquisa que tem objetivo de analisar a importância da atuação das universidades no surgimento de startups. A pesquisa constituiu o trabalho de conclusão de curso do aluno e analisa esses fatores de influência entre o currículo e a geração das empresas dentro de cursos de graduação do Centro.

O trabalho traz, a partir de casos de sucesso de empresas surgidas em universidades americanas (Facebook e Microsoft), a importância da relação entre o currículo da universidade e o surgimento de novos empreendimentos, que criam modelos de negócio altamente escaláveis, a baixos custos e a partir de ideias inovadoras. Apesar de já haver adeptos no Brasil, o estudante ainda ressalta no trabalho a necessidade do incentivo ao desenvolvimento dessas empresas, que tem grande potencial de ser realizado dentro das salas de aula.