o dia 28 de março, o Centro de Informática (CIn) da UFPE recebe a primeira edição do Chatbot Pernambuco Meetup. O evento tem como objetivo reunir desenvolvedores e interessados para trocar informações, aprender e discutir sobre os chatbots. Pessoas sem muita experiência na área também são bem-vindas. O encontro será realizado das 17h às 19h30 no Pitch, espaço dedicado a inovações empreendedoras, resultado da parceria entre o CIn-UFPE e o Porto Digital, localizado no 4º Andar do Bloco E.

O encontro é uma iniciativa conjunta do Centro Integrado de Tecnologia da Informação, CITi, a empresa-júnior do CIn-UFPE, e do CInove, a gerência de inovação e empreendedorismo do Centro. “Como uma empresa júnior de T.I, o CITi possui grande interesse não só em trazer mais e melhores tecnologias para seus clientes como também em facilitar o fomento dessas tecnologias em nosso estado. Por essa razão, somos um dos apoiadores do que acreditamos ser um grande passo para o desenvolvimento de uma comunidade forte que agregará bastante ao nosso ecossistema!”, explicou o presidente executivo do CITi, Sidarta Varela.

Os chatbots (ou robôs de chat) consistem no uso de softwares para criação de respostas automáticas em conversas via internet. O interesse por essa tecnologia vem crescendo de forma considerável no mercado, e diante de todas as inovações, uma das principais é a relação com o público consumidor. Os bots estão sendo inseridos onde as pessoas mais passam tempo – messenger, telegram, slack etc – tornando-se essencial o desenvolvimento de soluções dentro desses meios de comunicação.

“As pessoas se sentem mais confortáveis em trocar mensagens e já há vários bots que solucionam diversos “problemas” com uma simples conversa. É um mercado novo e que tem muito a ser explorado”, comentou Rian Nascimento, líder da Comunidade Chatbots Pernambuco.

As expectativas desse evento são de estimular a criatividade, o empreendedorismo e a inovação em Pernambuco. Poucos são os estados que são fortes nessa tecnologia, e ao desenvolver uma comunidade local ativa de chatbots, será possível gerar mais e melhores oportunidades para trabalho e estudo na área no estado. Ao final do meetup, os organizadores esperam que os jovens e adultos presentes saiam com sede de inovar, de criar e de participar desse mercado em ascensão.

Facilitadores do encontro

Rian Nascimento tem 20 anos e é pernambucano. Formado em Técnico em Programação de Jogos Digitais pela Faculdade dos Guararapes de Piedade e estudante de Administração pela Faculdade Nova Roma – FGV. Líder da comunidade chatbots Pernambuco e com um projeto em desenvolvimento usando chatbot para área alimentícia.

Diego Howes é estudante de Engenharia da Computação pela POLI/UPE e líder do time de desenvolvimento de Bots para a plataforma do Messenger na E.life. Trabalha com a plataforma desde o seu lançamento, em abril de 2016 e teve a oportunidade de trabalhar em projetos de grandes empresas, como Dotz, Cacau Show e Yamaha.

Sympla do evento: https://www.sympla.com.br/1-chatbot-pernambuco—meetup__126455

Lista de espera: