O Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE) está com chamadas abertas para inscrição de trabalhos. Há oportunidades para submissão de workshops, propostas de minicursos, artigos, softwares educacionais nos diversos eventos do Congresso. A edição desse ano tem como tema “Aprendizagem das coisas” e será realizada de 30 de outubro a 2 de novembro na UFPE campus Recife.

O CBIE é um evento anual da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), de caráter internacional, que busca promover e incentivar as trocas de experiências entre as comunidades científica, acadêmica, profissional, governamental e empresarial na área de Informática na Educação.

Em 2017, o CBIE está sendo organizado pelo Centro de Informática (CIn) da UFPE. A comissão organizadora do evento é composta pelas professoras do CIn-UFPE Patrícia Tedesco e Carla Schuenemmann. Completam a comissão Francisco Medeiros e Heremita Lira do IFPB, Jeane Melo e Marcelo Teixeira da UFRPE, Sérgio Crespo da UFF, Viviane Aureliano do IFPE e Pasqueline Scaico da UFPB.

O tema de 2017 Aprendizagem das Coisas tem como foco as discussões sobre o uso da Internet das Coisas para promover oportunidades contextualizadas para aprendizagem. Para trabalhar essa temática, o CBIE engloba diversos eventos paralelos, que desenvolvem atividades como workshops, minicursos e premiação de projetos.

Confira os prazos para submissão de trabalhos nos eventos do Congresso:

Workshop de Informática na Escola (WIE)
Workshops que envolvam transferência de resultados de pesquisa para a escola ou o relato sistematizado de experiências, envolvendo o uso de tecnologia no espaço escolar.
Data limite para submissão: 02/06

Jornada de Atualização em informática na Educação (JAIE)
Submissão de propostas de minicursos de 3 a 6 horas de duração (pode ter até 3 autores)
Prazo final para submissão de propostas: 25/05

Concurso Apps.Edu
Concurso de softwares educacionais que podem ser submetidos em uma das categorias: protótipo ou produto.
Prazo final para submissão de propostas: 02/06

Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE)
Podem ser enviados para o SBIE Artigos Completos, para apresentação de trabalhos consolidados e Artigos Resumidos para apresentação de trabalhos em andamento.

Submissão do abstract: ( texto de 400 a 800 palavras): 29/04
Submissão do texto completo (texto de 8 a 10 páginas): 02/06
Submissão de Artigos resumidos: 02/06

Workshops do CBIE (WCBIE)
Inscrição de propostas de workshops que têm por finalidade promover fóruns temáticos. Cada trabalho deverá produzir, como resultado de suas discussões, uma ou mais recomendações sobre como os pesquisadores da área podem contribuir para a “Aprendizagem das Coisas”.

Data limite para submissão: 14/05

Concurso de TCC, Dissertações e Teses (CTD)
Submissão de Teses de Doutorado, Dissertações de Mestrado e Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação da área de Informática na Educação, concluídas (i.e., defendidas e aprovadas) no período de 01 de Julho de 2016 a 31 de Junho de 2017.
Prazo final para submissão de trabalhos: 01/07

Site do CBIE: https://sabertecnologias.com.br/cbie/