No próximo dia 19 de maio, três estudantes do Centro de Informática (CIn) da UFPE embarcam para os Estados Unidos rumo à final da ACM ICPC, maior maratona de programação do mundo. Os competidores Mário Henrique da Silva, Lucas Lima e Duhan Caraciolo conquistaram o primeiro lugar na fase nacional, garantindo a vaga na final mundial em Rapid City, nos Estados Unidos. O time 0xE foi orientado pela coach Katia Guimarães, professora do CIn-UFPE, e pelo co-coach Gustavo Stor, ex-aluno do Centro.

Para o time 0xE, a busca agora é pelo título de campeões latino-americanos, mas sabem que é uma tarefa difícil devido à qualidade dos outros times participantes. Na final brasileira, realizada em novembro de 2016, em Belo Horizonte, os alunos da 0xE conseguiram desenvolver programas para 9 das 10 questões propostas.

A coach do time, Katia Guimarães, está confiante de um ótimo resultado nas finais para a equipe, composta de um time de maratonistas de qualidade técnica excepcional e muito experientes. “A nossa expectativa é termos um desempenho superior em relação à maioria dos times que vão às finais, como já é nossa tradição”, comentou Katia.

Esta é a nona edição da maratona em que uma equipe do CIn-UFPE é campeã nacional e será a décima segunda vez que o Centro representará o Brasil em uma final mundial do ICPC. Na final de 2015, na Tailândia, o time do CIn-UFPE foi o mais bem classificado entre os seis times brasileiros que estavam na final.

O desempenho dos times na competição proporciona grande visibilidade aos estudantes, que podem obter estágios e contratos de trabalho em empresas de tecnologia com reconhecimento mundial, como a Google, Facebook e Microsoft.

Para Lucas Lima, a competição é importante para os estudantes em vários âmbitos. “Passamos grande parte da nossa graduação como membros do time da Maratona do CIn e isso com certeza teve um impacto positivo na nossa formação. Além disso, nos aproximamos de diversas pessoas interessantes através da Maratona, tanto da UFPE quanto de outras universidades”, comentou o competidor.

Times de mais de 100 países do mundo participarão das finais mundiais do Concurso de Programação da ACM ICPC, que ocorrem de 20 a 25 de maio de 2017. Além do 0xE, outros cinco times brasileiros seguem para a final em Rapid City: equipes da Universidade Estadual de Campinas, Universidade Federal da Bahia, Universidade Federal de Campina Grande, Universidade Federal de Itajubá e Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

A maratona – A ACM International Collegiate Programming Contest (ICPC) é a maior competição de programação do mundo, reunindo universitários de vários países. Cada fase é constituída por um conjunto de problemas envolvendo álgebra, combinatória, geometria e otimização que devem ser resolvidos na linguagem C, C++, JAVA. As equipes são formadas por três alunos que dispõem de um computador e cinco horas para resolver estes problemas. A pontuação é feita considerando dois critérios: número de problemas resolvidos e o tempo de resolução.