Grupo de pesquisa Assistive, do Centro de Informática (CIn) da UFPE, venceu com o aplicativo aBoard, que auxilia pessoas que tenham alguma dificuldade na fala a se comunicar, o concurso “Aplicativos Móveis para a Acessibilidade” promovido pela ITU-Samsung. O projeto representará a América Latina e o Caribe no evento “América Acessível: Tecnologias de Informação e Comunicação para TODOS”, que será em San José, na Costa Rica, nos dias 21 a 23 de novembro.

Segundo uma das pesquisadoras do grupo Assistive, Natália Franco, o reconhecimento da Samsung é como um “selo de qualidade” para o aplicativo. “Esse prêmio nos diz que o nosso trabalho está em um nível competitivo em relação a outras soluções nacionais e internacionais. O CIn, como parte dessa história, ofereceu toda a infraestrutura necessária para a concepção, desenvolvido e disseminação do nosso projeto”, comenta. A primeira versão do aplicativo foi disponibilizada pela equipe, formada por cinco pessoas, em abril de 2017 e, desde então, já teve mais de 2.000 downloads.

Nesta etapa de desenvolvimento do projeto a equipe do Assistive planeja intensificar o seu acesso e disseminação. Assim, planejam disponibilizar o app para iOS; internacionalizar o aplicativo para inglês e espanhol; desenvolver teclado multi-toque para pessoas com limitação motora e formar um módulo de predição para agilizar a construção de frases com sentido. 

Comentários desativados

Sobre este site

Portal institucional do Centro de Informática – UFPE

Encontre-nos

Endereço
Av. Jornalista Aníbal Fernandes, s/n – Cidade Universitária.
Recife-PE – Brasil
CEP: 50.740-560

Horário
Segunda–Sexta: 8:00–18:00