O Centro de Informática (CIn) da UFPE, em parceria com a Motorola, abre inscrições para a vigésima turma do Curso de Residência em Software. Nesta edição, o curso será de Pós-Graduação Lato Sensu (Especialização). O programa segue o modelo de Residência em Software, ganhador do Prêmio Dorgival Brandão Júnior da Qualidade e Produtividade em Software, promovido pelo MCT/SEPIN/PBQP-SW. O programa oferece capacitação na área de Engenharia de Software, com ênfase em testes de software. 

Alunos graduados nos cursos de nível superior reconhecidos pelo MEC em qualquer área, mas preferencialmente em Ciência da Computação, Engenharia da Computação, Sistemas de Informação, Engenharia Elétrica, Engenharia Eletrônica e áreas afins, das universidades de todo Brasil, poderão participar do processo seletivo. Os alunos concluintes do curso receberão um certificado emitido pela UFPE.

O programa tem como objetivo principal incentivar a formação de recursos humanos com alto grau de especialização em testes de software embarcado e aplicações em computação móvel, com os incentivos e benefícios previstos na Lei de Informática. O foco de atuação desta turma será o planejamento, projeto, automação e execução de diversos tipos de testes, realizados em aplicações para celulares.

O curso inclui disciplinas que cobrem conceitos básicos e avançados de Engenharia de Software, com ênfase em testes de software. O conhecimento adquirido será vivenciado, paralelamente, em laboratório, através de atividades de estágio.

Modalidade: Curso de Pós-Graduação Lato Sensu (Especialização) de Residência em Software.
 

Campos de Saber: Engenharia de Software, com formação em Análise de Testes.

 

1. Inscrições
 

Os interessados devem preencher este Formulário de Inscrição. Para o esclarecimento de eventuais dúvidas basta enviar e-mail para imersao@cin.ufpe.br ou ligar para (81) 3134-5900. As inscrições começam dia 06 de dezembro de 2017 e se encerram no dia 30 de dezembro de 2017. No dia 04 de janeiro de 2018 será divulgada uma lista com os pré-selecionados. Estes serão convidados para, nos dias 08 e 09 de janeiro de 2018, uma apresentação detalhada sobre o curso e o projeto e da realização da avaliação presencial (prova, redações, avaliação psicológica e entrevistas). O resultado final será divulgado no dia 16 de janeiro de 2018. Serão selecionados 26 alunos no total, sendo 22 com bolsas de estudos no valor de R$ 1.930,00 mensais (Hum mil, novecentos e trinta reais) e 4 alunos sem bolsa. O período de realização do curso será entre 22 de janeiro e 21 de dezembro de 2018.  As listas com os pré-selecionados e o resultado final serão divulgadas no site do CIn.

 

2. Cronograma
 

06/12/2017 – Divulgação do edital

06/12/2017 A 30/12/2017 – Período de Inscrições

04/01/2018 – Divulgação dos Pré-selecionados

08 e 09/01/2018 – Apresentação da Residência e do Projeto e Avaliação Presencial

16/01/2018 – Resultado Final

22/01/2018 – Início das Atividades

21/12/2018 – Término do curso

 

3. Seleção dos Candidatos
 

Para se inscrever e estar apto a concorrer às vagas o candidato deverá ter concluído curso superior reconhecido pelo MEC, preferencialmente em Ciência da Computação, Engenharia da Computação, Sistemas de Informação, Engenharia Elétrica, Engenharia Eletrônica e áreas afins, das universidades de todo Brasil. Alunos com bom conhecimento do idioma inglês terão prioridade no processo de seleção.

Todos os alunos devem ter disponibilidade para tempo integral (8h de dedicação, manhã e tarde), ou seja, com dedicação EXCLUSIVA ao curso. 

A seleção ocorrerá em duas fases de caráter classificatório e eliminatório. A primeira fase envolverá a pré-seleção de até 50 alunos inscritos com base na análise curricular e histórico escolar. A lista com os pré-selecionados estará disponível no dia 04 de janeiro de 2018. Na segunda fase, os candidatos serão convidados a comparecer às instalações do CIn/Convênio Motorola, nos dias 08 e 09 de janeiro de 2018, ocasião em que serão apresentados, em detalhes, o formato e o funcionamento do curso e do estágio. Após as apresentações será aplicada uma prova sobre conceitos de programação básica (declaração de variáveis, atribuições, if-then-else, laços (while) e manipulação de vetores (arrays) de uma dimensão) e teste de software básico (tipos de teste, níveis de teste, elaboração de casos de teste). Em seguida farão duas redações, sendo uma em português e outra em inglês. Por fim, serão submetidos a uma avaliação psicológica e entrevista. Será solicitada, então, a confirmação do interesse em participar do programa de residência em software. 

O resultado final será divulgado no dia 16 de janeiro de 2018. As listas com os pré-selecionados e o resultado final serão divulgadas no site do CIn. 
 

4. Treinamento teórico e prático dos Alunos
 

O modelo do curso foi inspirado no programa de Residência Médica, onde alunos têm a oportunidade de uma formação teórica na Universidade e desempenham as atividades práticas (como forma de consolidar os conceitos aprendidos) no hospital. Analogamente, neste programa de Residência em Software, todos os alunos terão a formação teórica com professores do CIn-UFPE e desempenharão as atividades práticas em ambiente real de testes, construído em parceria com a Motorola Mobility. Portanto, uma postura profissional (cumprimento de horário, produtividade e qualidade do trabalho realizado) será exigida durante todo o período de realização do curso.

Durante o curso, os conceitos básicos e avançados na área de Engenharia de Software (com ênfase em testes) serão apresentados em sala de aula e vivenciados, paralelamente, em laboratório, através da atividade de estágio. As aulas serão ministradas em apenas um dos turnos, com o outro turno sendo dedicado ao estágio. Fora do período de aulas, os alunos ficarão dedicados ao estágio, portanto devem dedicar obrigatoriamente 8h diárias.

 

5. Monografia de Conclusão
 

Como resultado concreto da disciplina final do curso (Trabalho de Conclusão de Curso), cada aluno deverá produzir uma monografia (escrita em Inglês) que apresente uma visão crítica e que, de alguma forma, contribua com o processo, ambiente ou ferramentas de testes, vivenciados durante o período de estágio. A elaboração da monografia terá a orientação acadêmica de um professor do CIn-UFPE (que auxiliará também no processo de revisão da monografia em Inglês) e acompanhamento de um gerente (líder) de projeto. 

 

6. Avaliação das disciplinas
 

Os alunos serão avaliados em cada disciplina através de um exame, onde a nota obtida deverá ser maior ou igual a 7 (sete). O estágio prático será também acompanhado pelos líderes de projetos que reportarão informações a coordenação do curso com relação ao desempenho dos alunos nas atividades. A aprovação no curso também está condicionada à obtenção de desempenho satisfatório na parte prática. Todos os alunos deverão participar de um workshop, onde apresentarão suas monografias de conclusão de curso. A nota da disciplina Trabalho de Conclusão de Curso será atribuída por uma banca composta pelo orientador, outro professor do CIn-UFPE e um líder de projeto, durante o workshop. Esta nota, como as demais, também deve ser igual ou superior a 7 para que o aluno seja aprovado no curso.

Qualquer reprovação ou desistência do aluno de cursar disciplinas ou o estágio implicará na exclusão do mesmo do curso. 

 

Relação das Disciplinas
 

1. Fundamentos de Processos de Desenvolvimento de Software

2. Introdução ao Paradigma Orientação a Objetos com Java

3. Teste de Software

4. Orientação a Objetos com Java e Android

5. Gerenciamento de Projetos

6. Engenharia de Requisitos

7. Redes Celulares

8. Mineração de Dados Complexos

9. Qualidade de Software

10. Análise e Projeto de Software

11. Ferramentas de Teste

12. Projeto de Testes

13. Arquitetura de Software para Celulares

14. Introdução a Python

15. Recuperação da Informação

16. Fábrica de Teste 1

17. Fábrica de Teste 2

 

Coordenadores do Curso

Prof. Juliano Iyoda e Prof. Alexandre Mota

Comentários desativados

Sobre este site

Portal institucional do Centro de Informática – UFPE

Encontre-nos

Endereço
Av. Jornalista Aníbal Fernandes, s/n – Cidade Universitária.
Recife-PE – Brasil
CEP: 50.740-560

Horário
Segunda–Sexta: 8:00–18:00