O Centro de Informática (CIn) da UFPE inaugura nesta sexta-feira (23) mais um ambiente de fomento ao empreendedorismo e novos negócios em tecnologia na UFPE​:​ ​o ​SandPIT, ​um ​espaço de​dedicado à​ Prototipação e Inovação Tecnológica​. ​Concebido como um espaço ​para experimentação e formação empreendedora ​de projetos criados na UFPE​, o SandPIT vai receber projetos que envolvam alunos do Centro​ e ​que ​tenham como escopo a tecnologia da informação. O evento será às 10h, no segundo andar do bloco E do CIn.

O espaço foi projetado com dois ambientes​, sendo um deles formado por quatro ilhas de trabalho, quadros, TVs  e sofás para realização de reuniões e desenvolvimento de protótipos de negócios. ​A outra sala é um espaço maker, onde vão ficar equipamentos como impressoras 3D, mesas de corte e outros equipamentos para prototipação de ​dispositivos. O SandPIT será compartilhado com outros projetos do Centro que necessitem do uso dos equipamentos.

Inicialmente, o primeiro programa de Residência  em Empreendedorismo em Negócios Digitais vai ocupar a nova área voltada para o fomento de novos negócios do CIn. Quatro projetos foram selecionados recentemente (16), através de edital publicado no início do mês. As equipes contempladas vão ter acesso a esta infraestrutura, assessoria, capacitação, networking, ferramentas e soluções adequadas para criação e desenvolvimento de startups de base tecnológica.

Crescimento – Na  mesma ocasião, o reitor da UFPE, professor Anísio Brasileiro, aproveitará a oportunidade para dar a ordem de serviço de​ ​uma ampliação do Bloco E do CIn-UFPE​, de cerca de 1.000m2​. “​São dois marcos importantes no mesmo dia: a ampliação do nosso apoio e compromisso com ​as atividades criativas e empreendedoras capitaneadas pelos nossos alunos, através da inauguração do SandPIT, e também a ampliação da nossa área física com a expansão do prédio, que abrigará novos laboratórios e salas de aula”, explica o professor André Santos, diretor do CIn.