O grupo PET-Informática do Centro de Informática (CIn) da UFPE teve artigo aprovado no 48th Annual Frontiers in Education (FIE) Conference, considerado uma das principais conferências na área de inovação educacional e pesquisa em engenharia e ciência da computação. O artigo intitulado de “Applying PBL in Teaching Programming: an Experience Report ”, contou com a autoria dos alunos Cláudio Carvalho, Éden Santana, Lucas Cardoso, Lucas Santana, Pedro Rossi e Ullayne Fernandes, além da professora Simone Santos. O tema da publicação gira em torno da experiência do PET no Curso de Férias realizado neste ano, focado no ensino de Python a partir da metodologia ativa PBL – Problem based learning.

Realizado anualmente pelo grupo, o Curso de Férias tem como objetivo ensinar programação tanto para alunos de Ensino Médio quanto para os de Ensino Superior que podem usufruir dos benefícios da mesma nas suas respectivas áreas. Neste ano, a atividade que sempre foi realizada de forma tradicional, com aulas expositivas e exercícios, utilizou como metodologia o PBL e obteve um nível de aprovação dos alunos bastante superior ao do ano passado. Segundo o aluno Eden Ernandes, enquanto na edição de 2017 apenas 20% dos alunos atingiram a média 7, neste ano a aprovação atingiu a marca de 60% dos alunos. Como resultado da experiência, o PET formulou um modelo PBL possível de ser replicado em outros cursos de programação. 

O aluno e integrante do PET-Informática Eden Ernandes também mencionou a importância dessa experiência para o Centro, destacando que a “produção científica é sempre benéfica e a busca por excelência nos trabalhos é uma constante, principalmente dada a relevância do CIn na comunidade acadêmica”. Para ele, o fato de todos envolvidos na pesquisa serem alunos de graduação, com exceção da professora Simone Santos, “melhora a visibilidade do curso no que diz respeito à produção científica”, o que se reforça com a presença do CIn em uma das conferência mais importantes na área de inovações educacionais em computação. 

Evento

Neste ano, o Annual Frontiers in Education (FIE) Conference, que tem como tema o fomento da inovação através da diversidade, acontecerá em outubro, na Califórnia. O congresso é realizado anualmente e tem como público-alvo pesquisadores, consultores e alunos da área de computação.

Comentários desativados

Sobre este site

Portal institucional do Centro de Informática – UFPE

Encontre-nos

Endereço
Av. Jornalista Aníbal Fernandes, s/n – Cidade Universitária.
Recife-PE – Brasil
CEP: 50.740-560

Horário
Segunda–Sexta: 8:00–18:00