Recentemente, dois artigos do Laboratório de Engenharia de Requisitos – LER do Centro de Informática (CIn) da UFPE se destacaram entre os cinco melhores do Workshop on Requirements Engineering – WER 2018. O artigo “A Catalogue of Star Extensions” contou com a autoria do professor do CIn Jaelson Castro, coordenador do grupo de pesquisa LER, e dos alunos de doutorado Enyo Gonçalves e Tiago Heineck. Já o outro paper, intitulado de “Configuração de Processos de Negócio em Organizações Públicas considerando Informações de Contexto e Requisitos Não funcionais”, foi escrito pela ex-aluna Amora Sukar e pelo doutorando Tarcísio Couto.
De acordo com Enyo Gonçalves, um dos autores de “A Catalogue of iStar Extensions”, o artigo apresenta um catálogo de extensões de iStar que tem o objetivo de facilitar a identificação de extensões existentes e seus construtores. “Este catálogo pode ser utilizado durante a seleção de extensões existentes para serem utilizadas para modelar sistemas ou no contexto de reuso de extensões existentes durante a proposição de novas extensões de iStar”, disse Enyo. O doutorando adicionou ainda que o grupo LER “vem se destacando em pesquisas que apresentam avanços na modelagem de requisitos baseada em objetivos, na qual a iStar está incluída” e que o resultado da conferência apenas ressalta a importância do LER no contexto da comunidade de requisitos e, consequentemente, do Centro de informática da UFPE.
Já a ex-aluna do CIn e autora do artigo “Configuração de Processos de Negócio em Organizações Públicas considerando Informações de Contexto e Requisitos Não funcionais” Amora Sukar, destacou que a partir desse reconhecimento, também “é notável a importância e o desejo da comunidade científica em contribuir para melhoria dos processos de negócio realizados nas organizações”. Para tanto, o artigo apresenta um diagnóstico sobre como as informações de contexto e a influência dos Requisitos Não-Funcionais são consideradas durante a configuração dos processos de negócio no setor público.
Segundo Amora, a pesquisa partiu de uma revisão sistemática publicada anteriormente pelo grupo LER, sendo realizadas “entrevistas com funcionários públicos de diferentes organizações, buscando apontar evidências sobre a necessidade de adaptação da modelagem dos processos de negócio atuais do setor público”. Ela acrescentou ainda que “os resultados do artigo representam um avanço para o nosso grupo de pesquisa e também para o Centro, visto que estamos estendendo o trabalho para as organizações públicas brasileiras”.
Comentários desativados