Nesta sexta-feira (23), vai acontecer a palestra “O complexo de Cassandra nas Ciências”, destinada aos alunos do Centro de Informática (CIn) da UFPE inscritos na disciplina de Seminários. O encontro conta com a participação do professor Emerson Lima, convidado pelo docente Silvio Melo, e vai discutir sobre alguns fatos matemáticos aplicados às ciências humanas, sociais, medicina, engenharia e outras áreas “que também são, via de regra, ignorados no melhor estilo da maldição de Cassandra”. O complexo, cujo nome remete à mitologia grega, ocorre quando alguém sente que seus avisos ou conselhos são ignorados provocando-lhe angústia.

Sobre o Palestrante:
O Prof. Emerson Alexandre de Oliveira Lima concluiu seu Doutorado em Matemática pela Universidade Federal de Pernambuco em 2003. Desde então têm trabalhado na área de Matemática Pura e Aplicada, sobretudo, em Problemas Inversos e Otimização. Em 2007, concluiu seu Pós Doutoramento na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) na área de Geofísica Computacional. Desde 1999, leciona como Docente em Instituições de Ensino Superior de Alto Nível. Atualmente, integra o corpo docentes da Escola Politécnica de Pernambuco atuando na graduação dos cursos de Engenharia e na Pós-Graduação em Engenharia da Computação. Atua ainda como colaborador no Programa de Mestrado da Universidade Estadual de Campinas e como co-Orientador do Programa de Doutorado em Computação e no Programa de Doutorado em Engenharia Nuclear ambos da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Recentemente, sua produção Cientifica tem se concentrado nas áreas de Processamento Digital de Imagens, Tomografia Industrial, Matemática Aplicada e Geofísica Computacional.