A III Escola de Informática Teórica e Métodos Formais (ETMF 2018) e o XXI Simpósio Brasileiro de Métodos Formais (SBMF 2018), que aconteceram na última semana de novembro em Salvador, tiveram significativa participação de alunos e pesquisadores do Centro de Informática (CIn) da UFPE. Os eventos focam no estudo e aplicação de métodos formais no desenvolvimento de software e sistemas. Em 2017, o CIn sediou a  ETMF e o SBMF.

O professor Leopoldo Teixeira organizou a ETMF 2018, enquanto o professor Gustavo Carvalho, responsável pela organização dos dois eventos em 2017, ministrou um minicurso na Escola. Já o SBMF 2018 contou com cinco palestrantes convidados: o professor Alexandre Mota (CIn – UFPE), além dos convidados internacionais Jim Davies (University of Oxford, UK), Leo Freitas (Newcastle University, UK), Jose Meseguer (University of Illinois at Urbana-Champaign, USA) e Mohammad Mousavi (University of Leicester, UK).

No SBMF 2018, foram apresentados 14 artigos, dos quais cinco contam com a participação de grupos de pesquisa do Brasil. Destes cinco artigos, há participação do CIn-UFPE em quatro, são eles:

– Automatic Test Case Generation for Concurrent Features from Natural Language Descriptions

(Rafaela Almeida, Sidney Nogueira and Augusto Sampaio);

– Analysing RoboChart with Probabilities

(Madiel Conserva Filho, Rafael Marinho, Alexandre Mota and Jim Woodcock);

– Safe and Constructive Design with UML Components

(Flávia Falcão, Lucas Lima and Augusto Sampaio);

– Formal modelling of environment restrictions from natural-language requirements

(Tainã Santos, Gustavo Carvalho and Augusto Sampaio)

Próximas edições

São Paulo (SP) foi a cidade escolhida para realização da ETMF e do SBMF em 2019.