No período de 01 de abril a 03 de maio, o projeto HackaTruck MakerSpace com seu caminhão laboratório móvel estará no estacionamento do Centro de Informática (CIn) da UFPE capacitando alunos em áreas como Internet of Things (IoT) e cultura maker. O projeto tem como objetivo ser um espaço maker, onde os alunos possam criar e desenvolver protótipos de aplicativos de acordo com os conhecimentos estudados. A iniciativa é financiada pela IBM Brasil e a Flex através da Lei de Informática, em parceria com o Instituto de Pesquisas Eldorado e em colaboração com a Apple.

Para participar, as inscrições devem ser realizadas no período de 18 de fevereiro a 14 de março através do site do projeto. Os interessados devem utilizar o código promocional UFPE19HTMS no momento da inscrição. Feito isso, é preciso realizar o curso a distância entre os dias 20 de fevereiro e 17 de março. Ao término, é necessário enviar um e-mail para contato@hackatruck.com.br indicando a conclusão e a opção de curso presencial que deseja fazer, de acordo com as datas disponíveis no site. Os alunos terão suas vagas garantidas por ordem de contato. O resultado será divulgado nas semanas de 18/03 e 25/03.

No dia 20 de fevereiro, Luis Flávio Silva, gerente de projetos na IBM Brasil, vai fazer uma palestra de lançamento para os alunos do centro, às 16h30, no anfiteatro do CIn, no Campus da UFPE. Além de lançar o HackaTruck, Luís Flávio estará disponível para esclarecer as dúvidas dos estudantes que desejam participar da capacitação. Estará presente também um representante da Ministério de CIência e Tecnologia, através do projeto Mover, coordenado na UFPE por Teresa Maciel, diretora do NTI. Além do NTI e do CIn, participa desta iniciativa na universidade a Positiva, a diretoria de inovação da UFPE.

O projeto HackTruck está rodando o Brasil desde outubro de 2015, quando iniciou sua primeira fase. Até 2017, foram atendidas 29 instituições de ensino superior, capacitando cerca de 1.500 alunos. Já foram desenvolvidos mais de 350 protótipos de apps para dispositivos móveis pelos participantes. Agora, o HackaTruck está na sua segunda fase, o HackaTruck MakerSpace.

No CIn-UFPE

As aulas presenciais do HackaTruck MakerSpace realizadas no estacionamento do CIn-UFPE terão foco na capacitação em práticas de Cloud Service usando Swift com ênfase em IoT. O curso presencial possui 5 semanas de duração e confere ao participante um certificado de 100 horas. Serão atendidos apenas alunos da UFPE selecionados através do resultado do curso à distância realizado após a inscrição no site do projeto. O curso a distância também está disponível para alunos de outras instituições de ensino, no entanto, não caracteriza método de inscrição no HackaTruck MakerSpace.