Na próxima quarta-feira, 10 de julho, às 9h30, será ministrada a palestra “Meditação como tecnologia para a vida cotidiana: bem estar e lucidez” no Anfiteatro do Centro de Informática (CIn) da UFPE. O tema será apresentado por Yuri de Lira Monetiro, participante voluntário do Núcleo de Educação e Espiritualidade do Centro de Educação (CE) da UFPE, praticante de meditação e yoga (aluno do Lama Padma Samten) e terapeuta em formação na Análise Bioenergética. O evento é gratuito e não é necessário realizar inscrição para participar.

A prática da meditação consiste fundamentalmente em uma técnica de contemplar os limites e insatisfações do processo de busca para encontrar felicidade e se afastar do sofrimento, caminhando em direção ao reconhecimento de inteligências mais amplas. Essa busca, que alicerça a vida cotidiana, é restrita por estruturas identitárias que, constantemente reforçadas pelo indivíduo, encontram aflições em momentos limites de dissolução. É possível e importante integrar a prática da meditação no dia-dia independente da religião praticada ou do ritmo de vida.