Durante a X Conferência Brasileira de Software: Teoria e Prática (CBSoft 2019), realizada em Salvador entre os dias 23 e 27 de setembro de 2019, professores e alunos do Centro de Informática (CIn) da UFPE obtiveram destaque. Desde 2010, esse é um dos principais eventos da comunidade brasileira de Ciência da Computação. Paulo Borba, professor do CIn-UFPE, foi homenageado pela sua contribuição para a Engenharia de Software, quatro artigos desenvolvidos no Centro figuraram entre os melhores trabalhos e vários outros resultados de pesquisas foram aceitos, publicados e apresentados na CBSoft.

A escolha de Paulo Borba como homenageado da CBSoft 2019 foi feita pela Comissão Especial de Engenharia de Software (CEES) da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), composta pelos três últimos pesquisadores homenageados. O prêmio reconhece a relevância das pesquisas do professor para a área de Engenharia de Software em território nacional e internacional. De 2014 a 2019, Paulo Borba é quarto escolhido do CIn-UFPE para receber a homenagem, sendo precedido por Silvio Meira, Jaelson Castro e Augusto Sampaio.

No XXXIII SBES – Insightful Ideas & Emerging Results Track o trabalho “Identifying How the Brazilian Software Industry Specifies Legal Requirements” de Dorgival Netto, doutorando, junto com a professora Carla Silva do CIn-UFPE e João Araújo, professor da Universidade de Lisboa, foi escolhido como melhor artigo. Na Tool Session da CBSoft 2019, o prêmio de segundo melhor artigo foi dado ao trabalho “PCM Tool: Privacy Requirements Specification in Agile Software Development” escrito por Mariana Peixoto, doutoranda do CIn-UFPE, Carla Silva, Ricarth Lima, João Araújo, Tony Gorschek, do Blekinge Institute of Technology (BTH), e Jean Silva.

Carla Silva afirma que é recompensador ver o trabalho desenvolvido ao longo dos últimos três anos junto com seus orientandos de doutorado sendo reconhecido pela comunidade científica. Os artigos premiados também contaram com contribuições de pesquisadores estrangeiros que estiveram no CIn-UFPE, um deles financiado pelo edital para professores visitantes estrangeiros da universidade. “É graças ao financiamento da UFPE e da CAPES que tivemos a oportunidade de nos aproximar mais desses dois pesquisadores de excelência nas áreas de Engenharia de Requisitos e Engenharia de Software Empírica”, destaca a docente. Carla ressalta a importância das disciplinas relacionadas a área de Engenharia de Software Empírica na pós-graduação do CIn, ofertadas atualmente pelos professores Fábio Silva, Sérgio Soares e Renata Souza. Na segunda-feira (23), Carla também ministrou na CBSoft um tutorial de três horas sobre como especificar requisitos de privacidade em sistemas de software.

O artigo “ValiDEPlan – Validity-Driven Software Engineering Experiments Planning Tool” com co-autoria de Liliane da Silva Fonseca, Eudis Oliveira Teixeira e Sergio Soares, professor do CIn-UFPE, recebeu o título de terceiro melhor artigo da Tool Session.

No I Brazilian Workshop on lArge-scale cRitical systEms (BWare) 2019, evento satélite da CBSoft 2019, o prêmio de melhor artigo foi para o trabalho “SARSSi*: a Safety Requirements Specification Method based on STAMP/STPA and i* language” escrito pelas professoras Jéssyka Vilela e Carla Silva, o professor Jaelson Castro com parceria de Tony Gorschek, do Blekinge Institute of Technology (BTH), e Luiz Eduardo Galvão Martins. O artigo propõe um método de seis passos que pode ser utilizado como um guia para realizar a análise da segurança de um sistema crítico com base na técnica STAMP/STPA e determinar as medidas de mitigação de situações perigosas que podem levar a acidentes.

Para Jéssyka Vilela, “a realização dessa primeira edição do BWARE, que é um evento brasileiro sobre sistemas críticos, demonstra a crescente conscientização de pesquisadores brasileiros sobre a importância da realização de pesquisas sobre engenharia de software para sistemas críticos”. Ela aguardava um evento sobre o tema desde o início de seu doutorado e vê o espaço com excelente local para troca de experiências e consolidação da comunidade brasileira de estudos na área.

O professor Leopoldo Teixeira esteve como chair do Simpósio Brasileiro de Componentes, Arquitetura, e Reuso de Software (SBCARS 2019), enquanto o professor Fernando Castor atuou como chair na XXXIII SBES – Insightful Ideas & Emerging Results Track. Fernando Castor também recebeu o prêmio de revisor destaque do SBES e Felipe Ebert, que realiza o pós-doutorado no CIn-UFPE,  recebeu o mesmo prêmio referente a SBCARS. Os professores Leopoldo Teixeira, Paulo Borba e Vinicius Garcia tiveram artigos publicados na CBSoft 2019. O professor Kiev Gama teve três artigos aceitos, um deles em parceria com Fernando Castor.