Os cursos de computação do Centro de Informática (CIn) da UFPE ocupam o quinto lugar entre os melhores da área no Brasil de acordo com o Ranking Universitário Folha (RUF 2019). A categoria Computação do RUF, no caso da UFPE, agrupa os cursos de Ciência da Computação, Engenharia da Computação e Sistemas de Informação. O quadro de resultados foi publicado em 07 de outubro pelo jornal Folha de São Paulo.

Na avaliação anual do ensino superior nacional, a UFPE é a melhor universidade do Nordeste, além de ser a décima colocada do Brasil. Os dados deste ano mostram que a maioria das universidades federais figuram entre as posições mais altas. É possível conferir todos os detalhes no site do RUF 2019.

Desde de 2012, o RUF classifica instituições de ensino superior brasileiras de acordo com os indicadores: pesquisa, internacionalização, inovação, ensino e mercado. O resultado é baseado em dados nacionais e internacionais e duas pesquisas de opinião do Datafolha a respeito dos aspectos mencionados. No quesito pesquisa é levado em consideração o total de publicações, citações, citações por publicação, publicações por docentes, citações por docente, publicação em revistas nacionais, recursos recebidos por instituição, bolsistas CNPq e teses publicadas. No aspecto ensino, os critérios são a opinião de docentes do ensino superior, percentual de professores com doutorado ou mestrado, professores com dedicação integral ou parcial e a nota no Enade.

Já o aspecto mercado considera a opinião de empregadores sobre preferências de contratação. Em inovação, é levantado o número de patentes solicitadas pela universidade e a quantidade de estudos da universidade em parceria com o setor produtivo. Citações internacionais por docente e publicações em coautoria internacional, são os critérios do quesito internacionalização.

 

Comentários desativados

Sobre este site

Portal institucional do Centro de Informática – UFPE

Encontre-nos

Endereço
Av. Jornalista Aníbal Fernandes, s/n – Cidade Universitária.
Recife-PE – Brasil
CEP: 50.740-560

Horário
Segunda–Sexta: 8:00–18:00