Alunos do curso de Engenharia Eletrônica da UFPE, orientados pelos professores Daniel Gomes do Departamento de Eletrônica e Sistemas (DES) e Edna Barros do Centro de Informática (CIn) da UFPE, conquistaram a 2ª colocação geral no InnovateFPGA. A final da competição internacional de inteligência artificial e eletrônica ocorreu em Tianjin, na China, no período de 10 a 12 de dezembro, durante a IEEE International Conference on Field-Programmable Technology (FPT) 2019.

O projeto utilizou recursos e infraestrutura da ESTUFA, grupo de Sistemas Embarcados do CIn-UFPE. A equipe desenvolveu o iOwlT, um sistema de detecção e estimação da posição espacial de eventos através de ondas sonoras. A solução utiliza um conjunto de microfones distribuídos uniformemente no espaço, reconhecendo sons comuns captados pelos seus microfones, medindo a diferença de tempo entre eles e estimando a distância do evento sonoro até o sistema. O procedimento é inspirado na forma como as corujas (Owl em inglês) conseguem identificar a exata posição das suas presas mesmo na escuridão total.

Como prêmio, os alunos Matheus Farias, Davi Moreno e Gabriel Firmo, do curso de Engenharia Eletrônica do DES da UFPE, receberam três mil doláres, um troféu, medalhas de prata, certificados e um kit de desenvolvimento eletrônico de uma empresa parceira da competição.

*Com informações da Ascom UFPE 

Comentários desativados

Sobre este site

Portal institucional do Centro de Informática – UFPE

Encontre-nos

Endereço
Av. Jornalista Aníbal Fernandes, s/n – Cidade Universitária.
Recife-PE – Brasil
CEP: 50.740-560

Horário
Segunda–Sexta: 8:00–18:00