O Voxar Labs, laboratório de pesquisa em realidade virtual e aumentada do Centro de Informática (CIn) da UFPE, promoveu entre os dias 17 e 19 de janeiro o RealityHack. O hackathon ocorreu no Sebrae Lab e teve como desafio o desenvolvimento de ideias de negócios e protótipos de soluções inovadoras na área de saúde utilizando as tecnologias desenvolvidas pelo Voxar. As cinco equipes participantes contaram com selecionados das áreas de tecnologia, design, negócios e saúde, que receberam monitorias e workshops durante a competição.

Os projetos criados durante o hackathon apresentaram soluções relacionadas à execução de exercícios físicos, fisioterapia de marcha, postura e estudo da medicina. A equipe vencedora desenvolveu uma solução para academias, que realiza o mapeamento e monitoramento dos alunos ao executarem exercícios em salas de peso livre. A tecnologia identifica erros nos movimentos durante os exercícios e notifica a equipe de profissionais para que atuem na correção junto aos usuários, evitando lesões. Cada membro da equipe que ocupou o primeiro lugar recebeu uma Amazon Echo Dot e três meses de acesso à plataforma da Alura.

A equipe que levou o segundo lugar desenvolveu uma ferramenta que identifica erros na postura de funcionários de empresas durante o uso do computador. Os integrantes da equipe receberam uma caixa de som JBL Go 2, cada, e três meses de acesso à plataforma da Alura.

Comentários desativados