Com o intuito de fomentar o debate sobre a governança de tecnologias emergentes em sistemas de armas autônomas letais (na sigla em inglês, LAWS), o Ministério das Relações Exteriores do Brasil, em parceria com a Fundação Alexandre Gusmão (FUNAG) e a Escola de Guerra Naval (EGN), irá promover o seminário  “Rio Seminar on Autonomous Weapons Systems”. O evento ocorrerá no dia 20 de fevereiro, às 9h, no auditório da EGN, localizado na cidade do Rio de Janeiro. 

A convite do Itamaraty, o professor do Centro de Informática da UFPE, Geber Ramalho, participará do evento apresentando o painel “Interação máquina-humano e controle humano – cadeia responsável de comando e controle, julgamento e envolvimento humano: da engenharia ao Direito Internacional Humanitário”. Sua palestra tratará de questões sobre o que seria uma IA Ética e como garantir que um sistema inteligente tenha um comportamento ético em seu desenvolvimento, bem como estudos realizados sobre regulação e autorregulação para empresas e para um produto que envolve Inteligência Artificial. 

No semestre de 2019.1, Geber ministrou a disciplina Inteligência Artificial e Ética, ofertada na grade da pós-graduação do CIn-UFPE, onde foram abordados temas referentes ao desenvolvimento e uso da Inteligência Artificial bem como os efeitos e causas das tecnologias que vêm sendo criadas. 

Durante o evento, os membros integrantes do debate irão discutir melhores práticas sobre o tema e compartilhar conhecimento sobre os tópicos abordados. As contribuições servirão como argumento para as reuniões do Group of Governmental Experts (GGE) das Nações Unidas, que se reúnem na Suíça, em agosto deste ano, para explorar e debater questões relacionadas a tecnologias emergentes na área das LAWS.

O seminário será transmitido ao vivo através do canal no YouTube da FUNAG e será apresentado em português, inglês com tradução simultânea e Libras. Interessados em participar do evento devem fazer registro através do e-mail laws@funag.gov.br

Comentários desativados

Sobre este site

Portal institucional do Centro de Informática – UFPE

Encontre-nos

Endereço
Av. Jornalista Aníbal Fernandes, s/n – Cidade Universitária.
Recife-PE – Brasil
CEP: 50.740-560

Horário
Segunda–Sexta: 8:00–18:00