Com o intuito de contribuir no combate ao Covid-19 e a mitigação das consequências do vírus nos âmbitos sociais e econômicos, a comunidade acadêmica do Centro de Informática (CIn) da UFPE se mobiliza para produzir projetos e soluções tecnológicas que possam contribuir nesta luta.

Os trabalhos utilizam tecnologias diversas para auxiliar segmentos importantes da sociedade, como hospitais, órgãos públicos, colégios e os próprios cidadãos que estão sendo afetados pelas medidas de distanciamento social e quarentenas impostos para a prevenção da transmissão do vírus. Os projetos que estão sendo desenvolvidos vão desde aplicativos e web-apps a suporte de aulas remotas e desenvolvimento de aparelhos respiratórios portáteis. Confira a lista dos projetos:

Projetos em combate ao Covid-19 – CIn-UFPE
ProjetoDescriçãoEquipe
Twitter BotCom o intuito de combater à desinformação, foi desenvolvido um bot pro Twitter que publica automaticamente, a cada 30 minutos, dados atualizados do ministério da saúde sobre casos do Covid-19, casos graves, novos casos e óbitos no Brasil.

https://twitter.com/MonitorCovid19?s=08
Pedro Henrique Caminha Lins
COVID-19 detection system based on deep learned pulmonar x-raysEm conjunto com o grupo “Computer Vision”, foi realizado uma revisão da literatura e datasets disponíveis sobre o Covid-19, bem como aplicações já feitas. A ideia é caçar e utilizar datasets disponíveis na internet de raio X e C-sections do pulmão de pacientes com e sem corona para treinar uma máquina através de modelos em deep learning para detectar possíveis casos.Bernardo Gomes de Melo
AplicativoApp que engaja as pessoas através de pontos e incentivos financeiros para que vejam mídias, façam tarefas ou acionem ações de emergência (atendimento virtual ou presencial). O projeto é finalista do Desafio 1 no Desafio Covid19 promovido pelo Porto Digital.Lovecryto (Edmilson Rodrigues, Ailson da Cruz e Lucas)
Solução para dispositivos móveisA proposta é uma solução disponível para dispositivos móveis, capaz de reunir projeções de crescimento da doença a partir do uso de algoritmos de inteligência artificial (IA). O projeto está em fase inicial, mas com perspectiva de desenvolvimento a curtíssimo prazo.Abel Guilhermino da Silva Filho
Operação remota à distânciaDesenvolvido pela empresa Ness Health, do ex-aluno do CIn-UFPE José Leovigildo Coelho, foi criada a implementação de operação remota à distância de Tomografia em alguns Hospitais de São Paulo e MG como forma de garantir a disponibilidade de técnicos operando a TC e evitar o contato pessoal. Além disso, a empresa irá lançar uma plataforma de Telemedicina na próxima semana em operação no SUS junto com clientes (Fundação IDI).José Leovigildo Coelho
Suporte remotoVisando mitigar os efeitos do distanciamento social proposto em combate ao vírus, a equipe está dando suporte ao ensino remoto com a plataforma Openredu no Colégio Militar do Recife.
http://forum.openredu.org/
http://openredu.org/
Alex Sandro Gomes
Auxílio nas operações remotas da Prefeitura do RecifeUtilizando as ferramentas já disponíveis do Google Drive, docs, planilhas e Google meet, foram migradas todas as operações presenciais da Procuradoria de Termos, Licitações e Contratos da Prefeitura do Recife para operações online, sem perdas. Nesse momento, todas as funções do órgão continuam em pleno funcionamento, com inclusive um aumento de produtividade, e todos os funcionários, sem exceções, estão em suas casas.Luciano Santiago Barbosa de Farias
Observatório Covid-19Plataforma aberta e social para observação da Covid-19.Hermano Perrelli de Moura
WebappA equipe projetou um webapp para monitoramento geográfico de “Grupos de riscos para o Covid19” (idosos, cardíacos, diabéticos, etc…).

A proposta não é identificar o indivíduo, somente a região (por exemplo: bairro). O intuito do projeto é a promoção de políticas de saúde mais efetivas, baseadas em regiões específica, contra o Covid-19.

Link da webapp: https://atriskgroup.herokuapp.com/ *
Projeto opensource no github: https://github.com/marcioalexandre/atrisk
Descrição: A webapp that provides open data to locate at-risk groups for Covid. All information is freely available in order to be used by governments or any organization to create more effective health policies based on a specific location”
Márcio Alexandre
Criação de lojas virtuaisA Prepi é uma startup que cria lojas virtuais para varejistas principalmente de moda e acessórios integradas ao Instagram. Nossa solução não ajuda a combater diretamente o vírus, mas ajuda a diminuir os efeitos da crise para os pequenos e médios negócios que dependem de vendas para se sustentar. Estamos com ofertas com meses gratuitos para adesão de novos clientes e facilitar sua inserção no mundo digital para realizar essas vendas online e amenizar os custos da crise para os empresários, em parceria com a Loggi realizando entregas na maioria das vezes em 1 dia útil. Se o cliente for do segmento de nosso foco, estamos conseguindo por no ar um e-commerce completo com meio de pagamento, entregas regionais e nacionais e link com o instagram dentro de até 7 dias úteis.Bruno Filho
Ventilador Pulmonar Artificial PortátilJunto com o LIKA, foi montado um grupo multidisplinar para o desenvolvimento de um “Ventilador Pulmonar Artificial”, portátil, de baixo custo para sistemas de UTIs. Neste projeto, além da representação do CIn e LIKA, participaram colegas pesquisadores da Computação da UFRPE, pesquisadores do LIKA, Enga. Biomédica, Enga. Mecânica e Enga. Eletrônica da UFPE, Medicina da UFPE, UPE (Hospital Osvaldo Cruz). Também foi recebido apoio de empresas do Parqtel (TRON E FABK), Fablab e consultores particulares.Manoel Eusebio de Lima
Análise de datasetNa comunidade do Kaggle há o desafio de usar um dataset com vários artigos e estatísticas relacionados ao Covid-19 e usar Machine Learning para resolver eles. O desenvolvedor do projeto tenta resolver a pergunta “O que sabemos sobre os Fatores de risco?” onde está sendo desenvolvendo um modelo para determinar e categorizar fatores de risco para prever novos casos.Antonio Eduardo Nery de Sousa
Mapemento de áreasOs trabalhos são relacionados a utilizar os dados da empresa in loco (Incognia) para mapear áreas onde as pessoas não estão respeitando a quarentena e mandar uma comunicação direcionada para alertar dos riscos e pedir para a pessoa não sair de casaAndré Ferraz
Campanha: Confecção 3D de EPIso LabGrio, o IP.rec – Instituto de Pesquisa em Direito e Tecnologia do Recife e o Porto Digital estão dando apoio para arrecadar doações e materiais para produzir e distribuir equipamento de proteção individual (EPIs) de forma gratuita aos nossos profissionais de saúde. Também estão sendo mapeados colaboradores, pessoas makers com impressoras 3D, fabricantes de insumos e voluntários.
https://forms.gle/2PUCLeVAMcB6u7Yt5
Andre Barbosa Ramiro Costa
SBC COVID-19Visando apoio à sociedade brasileira no enfrentamento da pandemia de COVID-19, a SBC criou um grupo de trabalho que irá promover e integrar as ações da SBC na utilização das plataformas digitais nessa fase de contenção social e mobilidade restrita. Uma das ações desse grupo articulador será a criação de uma página com informações de apoio, onde pessoas possam ser orientadas no uso de tecnologias digitais para o trabalho remoto (“home work”), aulas e eventos não presenciais, ferramentas de rastreamento da pandemia, entre outros aspectos do universo digital. O grupo é constituído pelos seguintes membros da diretoria e conselho da SBC: Francisco Dantas de Medeiros Neto (coordenador), Alex Sandro Gomes, Itana Maria de Souza Gimenes, Leila Ribeiro, Priscila América Solís Mendez Barreto e Rossana Maria de Castro Andrade. Também integra o grupo, Thiago Oliveira, Assessor de Marketing e Divulgação da SBC.
https://www.sbc.org.br/noticias/2195-central-sbc-covid-19-material-de-apoio-as-atividades-a-distancia
do CIn, Alex Sandro Gomes
Corrida contra o COVID-19“Corrida contra o COVID-19” é um jogo estilo “Infinite Runner em 2D” que será desenvolvido para a plataforma Android a partir da sétima versão. O jogo, inicialmente, conta a história de Manoel que resolveu fazer um Retiro Espiritual, em Seabra (BA), em busca de realizar uma conexão consigo mesmo. Ao término desse retiro, ele se atualiza ao mundo através do seu aparelho celular.
No caminho de volta a casa, Manoel encontra seus amigos Ricky e Vivi e escutam as notícias na rádio sobre a pandemia do COVID-19. Todos ficam temerosos e preocupados. Durante o retorno dos 3 amigos para casa, ao se aproximarem da cidade, o carro quebra. Ajude Manoel e seus amigos a chegarem em suas casas com segurança, desviando de grupos de moradores infectados, obstáculos contaminados e aglomerações.
Vinicius C. Garcia (CIn-UFPE); Ricardo Khouri, Felipe Torres, Manoel Barral Netto, Thiago Silva (Fiocruz); Angelo Dias, Ana Luiza Lacerda, André Silva (Voluntários)
Private Kit IRRD MobilePrivate Kit is a ‘privacy-first’ app that allows you to log your GPS trails on your own phone. The information is stored locally and never shared with anyone (not even with us or MIT) until you explicitly decide to manually export the data. The location log generated by Private Kit cannot be accessed from outside the user’s device. Location information can be imported and exported by the user and used in other projects and applications.

Private Kit’s trail generator logs your device’s location once every five minutes and stores 28 days of data in under 100KB of space – less space than a single picture. But what is truly exciting about Private Kit is its privacy protection.

Based on a MIT project.
Vinicius C. Garcia (CIn-UFPE), Pedro Neto (iFood, voluntário), Ricardo Araújo (IF-Araripina), Jones Albuquerque (IRRD)
Sistema de esterilização viralSistema para esterilizar ambientes hospitalares e outros com circulação de pessoas. Montar um sistema inteligente para a esterilização viral de ambientes usando radiação UVProf. Leandro Almeida e outros professores da quimica, física e eletrônica.
App Guia médico MedPhoneStartup MedPhone que dá apoio ao Médico à beira de leito. O projeto traz informações que auxiliam na tomada de decisão clínica com o suporte a Bulas, toda a parte científica de Substâncias, Guias em Emergências, Guia de Exames, diversas Calculadoras e Escores médicos, dentre outras. Especificamente para o COVID-19, foi criado um Guia de Diretrizes Médicas contendo todas as informações necessárias para os profissionais de saúde. Também foi desenvolvido uma calculadora que auxilia na Sequência Rápida de Intubação (protegendo os profissionais na exposição durante o intubamento). O Guia esegue sendo atualizado sempre que necessário, com o surgimento de novas informações. Para isso, a equipe conta com dois médicos e alguns estudantes de medicina e enfermagem. O alcance do app fica em torno de 50mil usuários ativos por mês e nesse período de Pandemia será disponibilizado todo o conteúdo de forma totalmente gratuita para unir forças com todos os profissionais de saúde neste combate.Haroldo Gondim Torres Filho

Comentários desativados

Sobre este site

Portal institucional do Centro de Informática – UFPE

Encontre-nos

Endereço
Av. Jornalista Aníbal Fernandes, s/n – Cidade Universitária.
Recife-PE – Brasil
CEP: 50.740-560

Horário
Segunda–Sexta: 8:00–18:00