Alunos do curso de Engenharia da Computação que atuam no Estufa CIn, grupo de Sistemas Embarcados do Centro de Informática (CIn) da UFPE, orientados pela professora Edna Barros, conquistaram vaga na final do IEEE CASS Student Design Competition 2019-2020. A competição internacional de engenharia elétrica e áreas afins teve seu início em agosto de 2019 e o resultado do evento final está marcado para acontecer em outubro em Sevilha, na Espanha.

Vencedores da etapa América Latina, os estudantes Matheus Deodato de Oliveira, Gabriel Matheus Santos de Jesus, Hugo Santos Silva, Luis Felipe Miranda da Silva e Samuel Barbosa Jatobá de Souza apresentaram o projeto “Curupira: A Real-time fire prediction and detection system”. O desafio proposto pelo evento era encontrar uma solução para um problema da vida real baseado em circuitos e sistemas. Neste contexto, o grupo apresentou a proposta de reduzir as perdas causadas por incêndios através de um tempo de combate menor, o sistema busca identificar as condições da área em tempo real usando WSN (Wireless Sensor Networks) e determinar o risco de incêndio por meio do método FWI (Fire Weather Index) nas áreas monitoradas.

A equipe do CIn-UFPE estará competindo na grande final com mais três grupos representantes continentais. Os custos de viagem da equipe durante a disputa serão arcados pela CASS e o vencedor final receberá USD$ 3,000 como prêmio. Mais informações sobre o evento e desafios podem ser acessado no site da competição.