Cinco alunos do Centro de Informática (CIn) da UFPE conquistaram premiações relevantes em duas competições internacionais. Dentre os participantes globais do Swift Student Challenge, promovido pela Apple, os alunos Izabella Melo, Renata Porto, Penélope Araújo, Matheus Andrade e Morgana Galamba foram uns dos 350 campeões selecionados. A competição, que teve início em maio, incentivou estudantes do mundo todo a criarem uma ação interativa que pudesse ser utilizada em 3 minutos, podendo, deste modo, exibir suas capacidades de programação, criatividade e inovação.

Cada projeto submetido pelos alunos do CIn lidam com questões sobre como a tecnologia inovadora pode influir de maneira divertida e proveitosa na experiência dos usuários em áreas como ensino, produção artística e raciocínio lógico. 

Izabella Melo desenvolveu um jogo com um simulador da Enigma, máquina usada durante a Segunda Guerra Mundial para encriptar mensagens de rádio. Com o game, o usuário pode aprender a configurar tal máquina e desvendar uma mensagem secreta, além de criar suas próprias mensagens. Já o projeto submetido por Renata Porto oferece a oportunidade do usuário ter uma experiência visual a partir da criação de padrões customizados resultados da equação polar de rosas matemáticas. O playground book utiliza conceitos de arte generativa, tipo de obra criada totalmente ou parcialmente por um computador através de algoritmos, para ensinar ao jogador como pequenas alterações no código podem gerar diferentes resultados visuais. 

Matheus Andrade, criador do playground book The Blind Maze, convida o jogador a ajudar um personagem no jogo a fazer uma atividade simples: pegar uma cesta de frutas. No entanto, o caminho é escuro e o usuário tem apenas 30 segundos para memorizar o labirinto antes do anoitecer e guiar o personagem ao seu objetivo. O intuito do game é ajudar as pessoas a treinar suas habilidades de memorização e exercitar o cérebro em pouco tempo

Devido à pandemia provocada pela Covid-19, a Apple Worldwide Developers Conference 2020, que ocorreria na Califórnia com a participação dos vencedores, será online e os campeões deste ano receberão um conjunto exclusivo de jaqueta e pin da WWDC20 em casa.

Além da competição de codificação, a aluna do curso de engenharia da computação do CIn Izabella Melo também foi vencedora de uma bolsa promovida pela Grace Hopper Celebration (GHC) of Women in Computing, maior conferência de mulheres na computação do mundo. O Programa Virtual de Bolsistas da GHC fornece fundos para mulheres que são estudantes de graduação, pós-graduação ou professoras, para que possam participar da cerimônia de celebração anual. 

As selecionadas como bolsistas têm acesso a workshops acadêmicos e de carreira profissional, oportunidades de networking e diversos outros eventos. Esse ano, a conferência também será realizada por meio de plataforma virtual, devido à pandemia, e os estudantes vencedores ganharão acesso completo ao evento, além de workshops exclusivos. Mais informações sobre a iniciativa podem ser acessadas através do site.

Comentários desativados

Sobre este site

Portal institucional do Centro de Informática – UFPE

Encontre-nos

Endereço
Av. Jornalista Aníbal Fernandes, s/n – Cidade Universitária.
Recife-PE – Brasil
CEP: 50.740-560

Horário
Segunda–Sexta: 8:00–18:00