O estudante do Centro de Informática (CIn) da UFPE e membro da Equipe Maracatronics, Zilde Neto, desenvolveu o árbitro automático utilizado na maior competição de robótica da América Latina, a Latin American Robotics Competition (LARC). O evento aconteceu na última semana, entre os dias 10 e 14 de novembro.

O árbitro foi utilizado em mais de 100 jogos da categoria IEEE Very Small Size Soccer (IEEE-VSSS), e permitiu que todos os jogos da competição tivessem o mesmo padrão de decisão, evitando erros humanos.

Para Zilde Neto, desenvolvedor do árbitro, os principais desafios técnicos na produção da ferramenta foram os detalhes de contexto onde cada regra se aplica. Além disso, o tempo destinado para desenvolvimento da aplicação foi bastante curto, já que a Robocup Brasil só anunciou em junho que a competição seria virtual.

A aplicação é de código aberto e espera-se que os times da categoria colaborem com o projeto a fim de refiná-lo para as competições do próximo ano.