Uma equipe do Voxar Labs, grupo de pesquisa em Realidade Virtual e Aumentada do Centro de Informática (CIn) da UFPE, conquistou a 3ª colocação na OpenCV Spatial AI Competition. Com orientação dos professores João Marcelo Xavier Natário Teixeira (Engenharia Eletrônica) e Alana Elza Fontes da Gama (Engenharia Biomédica), a equipe foi formada pelos alunos do CIn-UFPE Natalia Souza Soares e Daniel Rodrigues Perazzo, e os alunos do CTG Gustavo Camargo Rocha e Victor Gouveia de Menezes Lyra. Todos pesquisadores do Voxar.

Proposto em celebração ao 20º aniversário da OpenCV, o desafio visou o estímulo do desenvolvimento de aplicações criativas utilizando o novo OpenCV AI Kit With Depth (OAK-D). Dentre as 235 submissões de projetos do mundo todo, a proposta da equipe do Voxar conseguiu ficar entre as 32 melhores. O resultado garantiu uma vaga na segunda fase da competição, onde os participantes receberam um OAK-D e tiveram 3 meses para desenvolver o protótipo de suas soluções. 

Durante o período, o grupo desenvolveu o sistema MAHGS (Motion Analysis for Home Gym System), que auxilia na prática de exercícios físicos em casa. O sistema consegue contar a quantidade de repetições de um movimento e corrigir movimentações erradas, evitando possíveis lesões. Desta forma, os estudantes garantiram o 3° lugar na competição e levaram para casa um prêmio de U$1000

A equipe também preparou um vídeo demo do que foi desenvolvido na competição e que está disponível no Youtube através do link.

Comentários desativados

Sobre este site

Portal institucional do Centro de Informática – UFPE

Encontre-nos

Endereço
Av. Jornalista Aníbal Fernandes, s/n – Cidade Universitária.
Recife-PE – Brasil
CEP: 50.740-560

Horário
Segunda–Sexta: 8:00–18:00